Carreiras | Empregos

por Camila Micheletti
Qual o melhor livro que você leu em 2003 e recomendaria para os usuários doEmpregos.com.br? Fizemos esta pergunta a alguns diretores e presidentes de empresas. Os livros, relacionados à Administração, Mudanças, RH e Marketing, podem ser uma dica de leitura nestas férias ou mesmo sugestões de presente para o Natal. Confira as respostas:
Livro: A dimensão humana da Governança Corporativa: pessoas criam as melhores e as piores práticas
Autor: Herbert Steinberg, Editora Gente

“O objetivo deste livro é apresentar propostas concretas para a gestão da dimensão humana na cúpula das organizações. Esse é um livro que você pode ler aos poucos, buscando aqueles capítulos que mais lhe interessam conforme seu momento profissional ou, como foi o meu caso, lê-lo de uma vez só – absorvendo os conceitos, as experiências, as controvérsias e as vivências de seus autores no desafio diário de implantar e aprimorar a governança corporativa no Brasil. Partindo dos registros do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), o livro promove a difusão de práticas mais justas, responsáveis e transparentes no gerenciamento das empresas. Certamente a leitura desse livro somou às experiências que venho obtendo na prática da consultoria de gestão de empresas, que é o meu dia-a-dia profissional: alargou horizontes, clarificou práticas e aperfeiçoou habilidades. A parte III, intitulada “Governança é principalmente uma questão humana”, foi aquela que considero mais contributiva, pois abordando temas como “o administrador do tipo rambo” ou conselhos do tipo “vacas de presépio devem ser evitadas” ou ainda o “conselho dos sonhos”, o autor consegue colocar de forma leve e inteligente temas ainda conflituosos na prática diária da gestão empresarial. É um bom livro, que recomendo a todos aqueles que militam na comunidade de negócios, independente de cargos ou funções”.

Walter Machado de Barros é presidente do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças de São Paulo (IBEF/SP) e sócio-diretor da WMB Consultoria de Gestão S/C Ltda.

Livro: Global Marketing Management, 7ª edição
Autor: Warren Keegan, Editora Prentice Hall

“Em um mundo cada vez mais aberto e globalizado, percebe-se que fica impossível ater-se aos conceitos antigos e estanques que tínhamos aprendido. Na verdade, a própria realidade das nossas empresas nos força a pensar globalmente, fazendo os necessários ajustes no nível local para termos sucesso em nossas atividades. Este livro aborda justamente esta nova realidade mundial, em um cenário em que osgrandes blocos econômicos buscam novas alianças ou mesmo os Acordos Livres de Comércio são assinados entre países a todo momento. É a era do marketing global, com um novo ambiente geopolítico que influencia de forma decisiva a estratégia global de marketing de nossas empresas, que passam a ter de decidir, diante da escassez de recursos, qual a priorização que dará a cada mercado ou oportunidade. Muito atual e válido!”
Carlos Eduardo Gouvêa, presidente da Support Produtos Nutricionais, líder no Brasil em nutrição especializada.
Livro: Budapeste
Autor: Chico Buarque, Ed. Companhia das Letras

“O livro é de ficção, não de auto-ajuda, mas faz a gente pensar, aguça a curiosidade, além de ser delicioso de ler. Executivos em busca de emprego ou de ascensão profissional devem se preocupar também com cultura geral, em se manter antenados e valorizar a cultura nacional. Recomendo também Banquete com os Deuses, do Luiz Fernando Veríssimo. Em termos de auto-ajuda, desenvolvimento profissional, recomendo Negócios, Negócios, Etiqueta Faz Parte, da jornalista Cláudia Matarazzo”.
Francisco Tabajara, diretor geral da DHL Solutions – divisão de negócio da DHL, líder mundial em serviços expressos e de logística.
Livro: Now, discover your strenghts (sem título em português)
Autores: Marcus Buckinghan e Donald O. Clifton, respectivamente vice-presidente senior e ex-chairman do The Gallup Organization.

“A grande contribuição do livro é auxiliar qualquer profissional a descobrir quais são seus pontos fortes, seus talentos. Através de uma base de dados que sustenta estatisticamente seus argumentos, os autores criam 34 “assinaturas”, ou uma descrição das características mais fortes de cada um. O livro vem com um código que dá acesso a um questionário na Internet para se achar as cinco principais assinaturas de cada um. O grande ponto é que cada profissional tenha consciência dos seus talentos (ou assinaturas) e invista em trabalhos que tenham como principais requisitos estas características. O que, por incrível que pareça, não é a regra. Eles estimam que apenas 20% das pessoas estão na posição mais certa para elas. A grande maioria das pessoas não sabe quais são seus talentos pelo fato de características de comportamento profissional serem muito subjetivas e, portanto, dificilmente somos expostos a situações que nos mostrem um talento de forma clara. Liderança, criatividade e espírito de time são características de diagnóstico muito mais difícil do que uma habilidade esportiva, por exemplo. Através deste diagnóstico as pessoas podem se focar em empregos que combinem as competências da função com a pessoa e que, portanto, tenha um potencial muito maior de desempenho e realização. Um grande guia de auto-conhecimento profissional, estatisticamente bem sustentado”.
Marcos Rimoli Próspero, Diretor de Relações no Trabalho do Unibanco.
Livro: A Meta: um Processo de Melhoria Contínua
Autores: Jeff Cox e Elyahu Goldratt, Editora Nobel

“Sou um apaixonado por livros que induzam ao raciocínio e, principalmente, que sejam da área de administração empresarial. Este livro foi escrito na forma de romance e mostra a dificuldade de um gerente de fábrica em administrar sua empresa. No desenrolar da história este profissional vai descobrindo os princípios da teoria desenvolvida pelo autor, que critica os métodos de administração tradicionais que considera não fazer sentido lógico. A empresa citada no romance, que estava em dificuldades, recupera sua competitividade e consegue ir ao encontro de seu objetivo: o lucro.”
Mauro Andrietta, diretor geral do Centro Integrado de Medicina Estética, Odontológica e Holística – Dominium Corpus.
Livro: BLUR, a velocidade da mudança na economia integrada
Autores: Stan Davis e Christopher Meyer, Editora Campus

“O assunto principal do livro é o funcionamento da nova economia, onde serviços e produtos se misturam e o capital fisico perde a importância. Gostei deste livro porque mostra que não existem mais limites entre tangível e intangível, e que uma oferta qualquer é, ao mesmo tempo, produto e serviço”.
Fábio Gliosci, diretor das lojas Plasma Radical e Central Surf.
Livro: Criando Meninos
Autor: Steve Biddulph, Editora Fundamento

“Tenho três filhos homens. Eles são meninos entre 6 e 9 anos. Por
acreditar que a leitura de Criando Meninos auxiliaria (a mim e à minha esposa) no grande aprendizado que é a educação de uma criança, uma amiga psicóloga nos recomendou este livro. Hoje, acredito que ele seja essencial para pais de garotos. O livro fala basicamente da figura masculina na educação das crianças. Ao longo da leitura, comecei a relacionar o tema central às atividades
realizadas na área de Recursos Humanos e à formação profissional nesse campo de trabalho. Confesso que o livro tem me ajudado a entender como funciona a cabeça dos profissionais com quem eu me relaciono, pois a sua temática promove uma reflexão acerca da formação que esses profissionais tiveram na infância. Isso permite o estabelecimento de relações bastante esclarecedoras
sobre determinados tipos de comportamentos que alguns homens emitem. Recomendo não só para pais, como também para todos que estejam interessados em compreender o crescimento intelectual e psicológico dos homens”.
Osmir Fernandes da Costa, Gerente de RH da TMS Call Center.
Livro: O Poder Infinito da Oração
Autor: Lauro Trevisan

“O Livro traz uma base religiosa bastante forte, porém sempre voltado à mente humana, onde todo ensinamento divino é levado à esfera do controle e desenvolvimento mental, defendendo a nossa capacidade de agir sobre nossa vida através da mente. O livro incentiva-nos a desenvolver pensamentos positivos sobre todas as situações que vivemos, enquanto muitas vezes utilizapassagens bíblicas para exemplificar essa teoria. O livro é leve e de fácil leitura, mas me tem sido útil desde num simples jogo de tênis amador até situações difíceis de negociações com clientes, mostrando que a desistência de um objetivo é uma ação a ser descartada de qualquer dicionário do bom executivo, pois somente a força mental poderá trazer-nos a certeza de que alcançaremos nossas metas, dirigindo nosso corpo e nossas atitudes permanentemente para o sucesso”.
Carlos Xavier, diretor da Telespazio, especializada em serviços de satélite e fornecedor de soluções de alta tecnologia para o setor Aeroespacial, Defesa, Energia e outros.
Livro: Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes
Autor: Stephen R. Covey, Editora Best Seller

“Gostei muito deste livro porque aprofunda nas verdadeiras causas do sucesso e o insucesso. É excelente para refletir e planejar o seu autodesenvolvimento”.
Adriana Abertal, diretora-comercial da Seven Idiomas.

Avalie:

Comentários 0 comentário

Os comentários estão desativados.