Os candidatos já sabem que o currículo é a porta de entrada para o processo seletivo. Isso significa que um documento mal escrito pode acabar com as suas chances de ser contratado. Mas o que muitos ainda têm dificuldade, é como captar a atenção dos recrutadores.
De acordo com o Empregos.com.br, site de vagas de emprego, o tempo médio gasto por um recrutador para determinar se um currículo é bom ou não é de 30 segundos. Você tem esse tempo para conquistá-lo, portanto, deve caprichar nas áreas que eles mais costumam conferir.
Veja abaixo as dicas do site Empregos.com.br para que o seu currículo se destaque dos concorrentes:
Dê uma prévia ao recrutador
Alguns chamam de “Objetivo”, outros de “Resumo”, ou ainda “Perfil Profissional”. Não importa o nome, desde que esse campo (dedicado à sua apresentação) seja claro e atraente. Como fazer isso? Escrevendo em que você pretende trabalhar, o que você possui para atuar bem na vaga, e quais são as suas expectativas de carreira.
Use palavras-chave
Mesmo no currículo impresso, é natural que o recrutador apenas “passe os olhos” pelas informações ali contidas. Algumas competências devem ser colocadas como palavras-chave, como, por exemplo, quando a vaga requer habilidade específica. No currículo online, isso é ainda mais importante. Pesquise quais são as palavras mais usadas na sua área.
Seja específico
Escrever pouco sobre as suas experiências profissionais, ou, por outro lado, ser muito extenso e tornar o tópico maçante, são excessos que pesam na hora do recrutador decidir qual currículo avaliará mais a fundo. Escreva tudo o que é importante para desempenhar a vaga que você está se candidatando, mas de forma objetiva.
Cuide da estética
Deixar as informações espalhadas é o erro mais grave que você pode cometer. O recrutador nem perde tempo tentando entender um currículo confuso. Por isso, estabeleça tópicos para cada informação que você deseja escrever. Aqui, você aprende como fazer um currículo bem estruturado.
Lembre-se: não se trata de uma regra. Algumas profissões permitem que currículos criativos sejam enviados, com cores e formatos diferentes, que revelam habilidades produtivas do candidato (geralmente para áreas de design).
Comentários 0 comentário