Carreiras | Empregos

Acompanhe abaixo os principais trechos da entrevista com o executivo, que apesar de formado em publicidade e propaganda, já atua com RH há diversos anos, tendo sido inclusive vice-presidente de Recursos Humanos do Citibank, e com certeza tem muito a ensinar a quem pretende seguir esta carreira.
Empregos.com.br: Qual sua formação e quais os principais cursos de especialização que fez na área de RH?
Vicente Carlos Teixeira: Sou formado em Comunicação Social com ênfase em Publicidade e Propaganda. Sou pós-graduado em estratégias de Recursos Humanos pela University Office Southern California, além de er feito inúmeros cursos abrangendo técnicas de recrutamento, seleção, salário, legislação trabalhista, entre outros
Empregos.com.br: E como foi parar na área de RH?
Teixeira: Meu primeiro emprego foi como técnico de recursos audiovisuais no Serpro. Depois trabalhei como coordenador de treinamento no Citibank. Passei por todas as áreas de RH do banco até chegar a vice-presidente de Recursos Humanos. Hoje sou diretor de RH na Union Carbide Corporation para a América – Latina e África do Sul.
Empregos.com.br: Quais os principais desafios que os profissionais de RH enfrentam hoje?
Teixeira: Hoje o mercado exige uma postura cada vez mais proativa e inovadora e o profissional de RH não pode ficar na janela vendo o tempo passar, sob pena de ficar para trás. O profissional de RH deve obrigatoriamente conhecer o negócio da empresa, os produtos e suas aplicações, os clientes, os concorrentes, o processo de produção, enfim, os resultados financeiros da organização.
Empregos.com.br: Qual deve ser, então, o perfil do profissional de RH?
Teixeira: ele precisa ter competência técnica multifuncional, habilidade interpessoal e política, visão estratégica, criatividade, espírito inovador, foco em resultados, facilidade de comunicação, flexibilidade e auto-energia. Alem de estar sempre buscando desenvolvimento através de leituras (jornais, revistas técnicas e gerais), Internet, cursos (gestão e informática), congressos, teleconferências, entre outros.
Empregos.com.br: Na sua opinião, qual a importância do profissional de RH para as empresas ?
Teixeira: Satisfação do cliente, receita, produtividade, qualidade e lucro dependem do desempenho dos empregados da empresa. É preciso, portanto, que os funcionários estejam alinhados com os negócios da empresa e cabe ao profissional de RH manter esse elo entre funcionário e empresa, seja trabalhando sua motivação ou preparando-o para gerenciar da melhor maneira as atividades da empresa.
Empregos.com.br: Qual a principal diferença do profissional de RH dos dias de hoje, em relação aqueles de dez anos atrás ?
Teixeira: Antes, o profissional de RH cuidava das questões burocráticas e administrativas no que diz respeito a legislação do trabalho e sindicato. Hoje, além dele precisar ter esses conhecimentos técnicos, precisa também ser mais tático, buscando um ponto futuro para os negócios da empresa, utilizando-se de estratégias para melhorias das atividades e dos negócios da mesma. A maioria das empresas hoje, está delegando as funções técnicas para empresas terceirizadas, cabendo ao profissional de RH assumir o papel de consultor interno que precisa entender dos negócios da empresa, para que possa orientar da melhor maneira possível os funcionários, bem como gerar expectativas, dar direção e influenciar no comportamento do mesmo.
Empregos.com.br: Quais os principais cursos de especialização e graduação para quem pretende tornar-se um profissional de RH.
Teixeira: Ele precisa fazer Administração de Empresas ou Recursos Humanos, além de fazer um curso de especialização de desenvolvimento de negócios.
Empregos.com.br: Onde o profissional de RH deverá procurar seu emprego e de que maneira ele poderá montar sua network?
Teixeira: Ele deve fazer um estágio na área de Recursos Humanos ou participar de programas de Trainee, além de participar de associações, ler revista especializadas, acompanhar eventos e congressos de RH.
Empregos.com.br: Como é o mercado de RH no Brasil?
Teixeira: A pressão constante pela melhoria na qualidade de produtos e serviços, junto ao desafio de alavancar o processo de qualidade e da necessidade de flexibilidade para lidar com as mudanças constantes, tem feito com que o profissional de RH adquira um grande valor para o mercado de trabalho, já que a maioria das empresas investe nessas melhorias.
Empregos.com.br: Existe alguma diferença entre o profissional de RH da Europa e Estados Unidos e os do Brasil?
Teixeira: Hoje, com o advento da Globalização e Internet, onde as informações nos chegam de qualquer lugar do mundo em tempo real, fez acabar com diferenças do mercado de trabalho, abrindo dessa forma um amplo campo de conhecimento e oportunidades . Por exemplo: Todos nós temos acesso ao tabuleiro de Xadrez, no entanto, somente algumas pessoas saberão fazer os melhores movimentos até conseguir um “xeque-mate”. As principais diferenças são referentes aos salários pagos, que são bem maiores que no Brasil, e na legislação.
Empregos.com.br: Qual deve ser o perfil deste profissional e o que ele precisa gostar para trabalhar com recursos humanos?
Teixeira: Ele precisa gostar de se relacionar com as pessoas, gostar de Internet, ter capacidade de vendas e marketing, conhecer desenhos e gerenciamento de projetos, além de possuir facilidade na gestão de negócios.
Empregos.com.br: Como é o dia-a-dia deste profissional?
Teixeira: Ele passa a maior parte do tempo conversando com pessoas, sejam diretores, funcionários ou consultores, desenvolvendo estratégias de melhorias na empresa.
Empregos.com.br: Como está o mercado de trabalho e quais a exigências para se trabalhar com Recursos Humanos?
Teixeira: O mercado ainda está muito carente de profissionais de RH. Existe muitas oportunidades para gerentes e diretores, no entanto, há muita dificuldade em encontrá-los pois os mais experientes não possuem fluência no inglês, o que é fundamental para se trabalhar neste setor, enquanto aqueles que conhecem a língua estrangeira não tem experiências em RH. Isso se dá, pois até bem pouco tempo atrás, não era necessário conhecer outro idioma para trabalhar nesta área. Hoje, devido a Internet e a globalização, torna-se obrigatório o conhecimento de uma segunda língua.
Empregos.com.br: Para finalizar, quais são suas dicas para quem pretende atuar nesta área ?
Teixeira: O profissional dos dias de hoje deve trabalhar com atitudes estratégicas e não mais planejamento estratégico. E ao lucro soma-se a felicidade. É assim que o RH do futuro trabalha o hoje. Além disso, ele precisa saber operar os principais software de computador como o Word, Excel, ter fluência no inglês e entender de gestão de negócios em geral.

Avalie:

Comentários 0 comentário

Os comentários estão desativados.