Gostaria de saber se para o mercado de trabalho faz diferença estudar em uma faculdade do interior ou da capital
Quezia Raquel Silva
Resposta:
Quezia,
Há vários fatores que são favoráveis no desenvolvimento de uma carreira, mas não significa que todos os itens tenham que ser atendidos para que o profissional alcance sucesso, para ter uma boa performance profissional.
Num processo de seleção, as empresas ainda priorizam profissionais que tenham vindo das mais importantes universidades e faculdades brasileiras, porque supõem que elas têm melhor qualidade de ensino. Mas o mercado de trabalho também valoriza quem faz várias ações de desenvolvimento de carreira, como procurar estágios o mais breve possível, ter iniciativa, estudar outros idiomas, etc.
Caso você não possa estudar nas universidades que são consideradas de primeira linha, tente muito rapidamente promover ações que complementm e compensem essa situação. Seja uma aluna dedicada, estimule seu interesse, tenha iniciativa de buscar além do que é proposto pela faculdade, procure estágios que agreguem valor ao que aprenderá na faculdade, faça cursos complementares, estude mais um idioma. Essas ações podem compensar as possíveis deficiências que o curso venha a ter, ou a possível desvantagem diante de quem tem no currículo o nome de uma escola “top” de linha.
Outra alternativa é buscar fazer pelo menos uma pós-graduação nas mais conceituadas universidades.
Além disso, é preciso lembrar que não são necessariamente as universidades e faculdades das capitais que têm o melhor conceito entre as empresas. Em agronomia, a melhor universidade do Brasil está em Viçosa, interior de Minas Gerais, seguida pela USP, que fica em Piracicaba, interior de São Paulo. Mesmo a Unesp é muito conceituada e está distribuída pelo Estado de São Paulo, além da Unicamp, que está entre as melhores universidades do País e fica em Campinas. Não é também a cidade que define se uma universidade é melhor conceituada ou não, e sim suas tradições, métodos de ensino, tecnologia e professores.
O importante é escolher um curso que tenha uma identidade com suas aptidões e gostos, ter dedicação no período da faculdade e em toda a sua carreira, estar sempre informada e em constante aprendizado não só dentro do segmento universitário, procurar estágios o mais breve possível para construir uma carreira promissora. Sempre faça o máximo que puder pelos seus projetos de vida e profissionais. Todo esforço pode compensar lacunas que um ensino deficiente eventualmente possa proporcionar à sua carreira.
Boa sorte e sucesso.
O mercado de trabalho valoriza quem estuda nas faculdades das capitais?
Gostaria de saber se para o mercado de trabalho faz diferença estudar em uma faculdade do interior ou da capital Quezia Raquel Silva Resposta: Quezia, Há vários fatores que são favoráveis no desenvolvimento de uma carreira, mas não significa que todos os itens tenham que ser atendidos para que o profissional alcance sucesso, para […]
Avalie:
Comentários 0 comentário