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O erro da atual situação econômica não é de sua responsabilidade. Afinal, você não especulou com derivativos e não financiou casas no mercado norte-americano. E daí? Nem por isso V. precisa se colocar na posição de vítima, muito menos esperar passivamente que a crise acabe.
Também não dá para fugir dela, mas V. pode escolher arrancar oportunidades do novo cenário econômico. Acredite: ele mudará a vida de todos nós, e já que é assim, trará grandes chances para quem conseguir aproveitar as transformações.
Enquanto as pessoas ao seu redor estão retraídas por causa da percepção que adotaram, escolha garimpar oportunidades. Saia fora das angústias padrão. Em vez de chorar junto com os que se imobilizam devido à crise financeira, avalie as atitudes que os agentes econômicos (seus colegas, chefes ou concorrentes) adotam. Sobretudo, fique de olho no contrapé do mercado para alavancá-lo a seu favor.
Saiba distinguir as desculpas adotadas por oportunismo das justificativas de quem quer achar novos caminhos. Estou falando de clientes, líderes e colegas que estão ávidos para ter sua ajuda e arrancar leite de pedra, num cenário em que o crédito está escasso.
Que paradoxo! As empresas precisam desesperadamente do novo, mas estão contagiadas pelo medo de assumir novos riscos. Ou seja, V. precisa ser criativo, mas deve também ser cauteloso.
V. pode e deve contribuir não só com idéias, mas também na administração dos riscos. Trata-se de uma atitude muito diferente de fugir da ousadia. Nada de dizer que não vai dar certo. A questão é como fazer para dar certo. Portanto, sua hora é agora.
Reforce a sua presença diante de potenciais clientes, das lideranças de sua organização, de seus colegas. Tenha a coragem de apresentar soluções que coloquem seus parceiros em vantagem competitiva diante dos concorrentes. Estimule o movimento enquanto o mercado ainda está imobilizado.
Você se destacará se souber apresentar propostas que se transformem em fisioterapia gerencial para seus aliados. Aponte ganhos que surgirão de atitudes que envolvam riscos administrados e que possam ser adotadas a baixo custo. Registre possibilidades futuras. Pense em inovações de peso, sempre acompanhadas de estudos responsáveis sobre seus riscos e possibilidades de contorná-los. Crie o círculo virtuoso que destacará da concorrência sua empresa e a empresa de seu cliente.
Assim você se tornará a referência positiva .
Outros vão continuar a perder negócios enquanto continuarem dopados pelos discursos e manchetes que lêem e acreditam piamente.

Não se esqueça: enquanto as mentes e a verbas encolhem, as oportunidades aumentam.

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