Carreiras | Empregos

É cada vez maior o número de empresas e profissionais que usam os filmes como metodologia de treinamento. Métodos tradicionais, cheios de apostilas, livros, transparências e os chatíssimos vídeos especializados estão dando lugar a modelos alternativos, mais relacionados à realidade e ao cotidiano de quem participa dos treinamentos, provocando discussões e debates sobre questões profissionais e de relacionamento.
Prender a atenção das pessoas é ponto vital durante um treinamento, por isso o uso de técnicas menos tradicionais como filmes é uma alternativa que está dando muito certo.
O cinema sempre abordou temas de nosso cotidiano, como problemas de relacionamento, tomada de decisões, ética, poder, motivação, superação de limites, liderança, diferenças individuais, entre muitos outros. Essa identificação e proximidade com o dia-a-dia se transforma num forte aliado para a integração, o compartilhamento de idéias e o auto-conhecimento.
Myrna Brandão, jornalista e diretora cultural da ABRH/Rio, pesquisa o tema há mais de 20 anos e para ela o cinema é um grande trunfo para ser usado nos treinamentos.
“Os vídeos normais costumam ser muito monótonos e cansativos para as pessoas, é algo muito distante delas. Com o cinema conquistamos mais fácil o telespectador, pois ele lida diretamente com fatos da realidade e facilita na hora de apresentar um tema para gerar discussões”, explica.
“O cinema é lúdico, é uma arma que vai além do simples treinamento, é também um instrumento para o desenvolvimento cultural. Com ele a aprendizagem passa obrigatoriamente pelas emoções e valores e não fica só no lado racional – isso aumenta muito o processo de identificação das pessoas com os obstáculos que devem ser superados naquela momento”, diz Myrna.
Veja alguns filmes e os temas que podem ser trabalhados
Rudy (idem)
O tema do filme já diz tudo: “Quando as pessoas dizem que os sonhos não se tornam realidade, conte a eles a história de Rudy”. Baseado numa história real, o filme fala da história de Rudy Ruettiger, estudante que sonhava em jogar futebol (americano) no time da escola, a Notre Dame. Só que ele tinha alguns problemas, como um fraco porte atlético e a metade do tamanho dos outros jogadores – mas sua determinação e vontade fizeram com que superasse tudo isso.
Temas: Vários aspectos de treinamento podem ser aborados nesse filme, como a luta por aquilo que se deseja, persistência e desenvolvimento de talentos
O Informante ( The Insider)
Conta a série de eventos que colocam um homem comum contra uma grande multinacional, envolvendo pessoas no conflito mais importante de suas vidas. Al Pacino e Russel Crowe são dois homens unidos em um desafio em favor de uma questão de saúde pública. Não demora muito para que eles descubram como as grandes corporações se empenham em preservar a si próprias.
Temas: relações com o poder, defesa de interesses e ética profissional
 
Sucesso a qualquer preço (Glengarry Glen Ross)
Num escritório imobiliário de Chigago, são oferecidos prêmios para aqueles que se destacarem nas vendas: 1º prêmio, um Cadillac; 2º prêmio, um jogo de facas e 3º prêmio, demissão. Baseado numa experiência real, o filme funciona como uma denúncia de como o dinheiro, a competição e a falta de ética corrompem tudo em seu caminho.
Temas: corrupção, ética, motivação, clima organizacional e falta de trabalho em equipe
 
Viver (Ikiru)
Obra-Prima de Akira Kurosawa, fala da história de um burocrata insensível a todos os acontecimentos externos à sua rotina. Quando descobre que tem uma doença incurável, quer recuperar o tempo perdido e dedica seus esforços e economias para construir um playground. Para isso, é obrigado a desengavetar um projeto, brigar com sua família e superiores, que começam a considerá-lo louco.
Temas: valores, análise e solução de problemas, sentido da vida
 
Momentos Decisivos (Hoosiers)
Baseado numa história verdadeira de um pequeno time de basquete que venceu o campeonato de Indiana em 1954. O time passava por sérias dificuldades quando um novo técnico, já no final da carreira, assume a direção e a responsabilidade de levar o time ao campeonato. Seus métodos pouco ortodoxos irritam os moradores e professores da escola local, mas o técnico permanece firme em sua posição de treinar o time a sua maneira.
Temas: trabalho em equipe, motivação, moral do grupo, liderança, resistência a novas idéias e estratégias para transpor obstáculos

Avalie:

Comentários 0 comentário

Os comentários estão desativados.