Carreiras | Empregos

O perfil narcisista é um dos mais difíceis de lidar, principalmente quando o indivíduo em questão é o seu chefe. Segundo Priscila Oliveira, psicóloga e sócia da Steer Recursos Humanos, a personalidade do narcisista extremado pode ser descrita da seguinte maneira: Em qualquer âmbito, o narcisista está acima de tudo e todos; sua agenda é a única que conta; precisa ser admirado; não consegue ser empático; quer ser o centro das atenções; adora sua auto-imagem; inveja a todos e acredita que é invejado por todos; reage mal a críticas; manipula para atingir seus objetivos; fantasia com poder; considera-se melhor que os outros profissionalmente, inclusive seus superiores; erros se devem sempre a fatores externos ou a terceiros, nunca a ele.
Trabalhar como assistente ou funcionário de um profissional com essas características não é tarefa fácil. No entanto, algumas dicas podem ajudar:
Aceitar – Não dá para consertar o outro, portanto, é preciso aceitar o chefe como ele é e se adaptar ao dia-a-dia ao seu lado. Querer transformar o outro é desgastante e gera frustração.
Auto-avaliação – É importante se avaliar para definir qual é o seu próprio perfil. Se o funcionário descobrir que também possui traços narcisistas, essa soma dificilmente dará certo. É preciso lembrar que ao final do dia, o chefe é ele!
Não corrigir o chefe em público – O narcisista tem absoluto pavor de ser corrigido em público. Suas falhas podem ser contornadas sim, desde que a informação lhe chegue no ambiente reservado de sua sala, por e-mail ou notas escritas endereçadas exclusivamente a ele. “Em seu espaço, sem sentir-se exposto, ele poderá refletir sobre a situação, reconsiderar os fatos e reavaliar sua atitude, “evitando atritos”, diz Ivan Witt, também sócio da Steer. Fazendo isso, o funcionário passa a ser visto pelo chefe como colaborador. Mas é preciso se acostumar a ver suas idéias serem apregoadas como “dele”.
Não subestimá-lo – Ser narcisista não é sinônimo de incompetência. Ao contrário. Muitos galgam espaços notórios nas empresas, tamanha sua dedicação em fazer mais e melhor.
Antecipar – Antecipar o chefe narcisista sobre alguma novidade que pretende apresentar na reunião é uma ótima pedida. Assim, ele pode se preparar para discutir o assunto com a propriedade que lhe cabe, sem surpresas para deixá-lo inseguro.
Não será a primeira vez – Ao longo de uma extensa vida profissional, qualquer pessoa encontrará muitos chefes ou colegas assim. Resta encontrar maneiras para lidar com eles.

Avalie:

Comentários 0 comentário

Os comentários estão desativados.