Montar um currículo eficiente não é uma das tarefas mais fáceis do mundo – mas também não é impossível. Prestar atenção em pequenos detalhes e cuidar bem das informações necessárias são atitudes que tornam mais fácil a montagem e apresentação de sua vida profissional.
Um dos segredos mais importantes na hora de vender sua imagem e seu trabalho no currículo é saber colocar, da forma correta, números e resultados obtidos em empregos e funções anteriores.
Na opinião de Vania Helena Della Negra, supervisora de outplacement da KPMG, falar dos resultados e dos sucessos alcançados de maneira correta é um dos pontos que diferenciam os candidatos no mercado de trabalho. “Se você tem dois currículos, um com resultados e outro não, você dá preferência e chama com mais segurança o candidato que se preocupou em colocar seu desenvolvimento profissional por meio de resultados”, diz ela.
Mas você pode se perguntar, “como vou colocar esses dados em meu currículo se não lido diretamente com números ou resultados?”. Vânia explica que todos os currículos, seja da faxineira até o presidente de uma empresa, é possível colocar resultados obtidos. “É muito importante você descrever quais eram suas atribuições e como elas se desenvolveram durante seu período de trabalho, quer isso envolva números ou não!”, completa.
Veja algumas dicas de Vânia sobre como colocar números e resultados em um currículo:
- Números são importantes para mostrar os resultados alcançados, mas a melhor maneira é colocá-los em forma de porcentagem e em valores aproximados
- Sempre coloque histórias de sucesso no trabalho, mostrando o que você sabe fazer
- Sempre escreva em 3ª pessoa, para mostrar um trabalho feito em equipe. Descrever resultados em primeira pessoa sugere que o profissional está supervalorizando suas ações (eu fiz, eu aumentei, eu desenvolvi, etc)
- Coloque verbos sempre em forma de ação
- Acima de tudo, não minta nem exagere. Um bom selecionador normalmente pega esses detalhes durante a entrevista, o que pode prejudicar muito a imagem do profissional
Comentários 0 comentário