Carreiras | Empregos

Por Rômulo Martins
 
Comparecer em reuniões de trabalho, congressos ou eventos sociais sem cartão de visita é deselegante. Segundo especialistas em carreira, receber um cartão e não ter o seu para retribuir desfavorece a imagem profissional. O cartão hoje é visto como ferramenta de networking e pode contribuir inclusive para o seu desenvolvimento de carreira.
“Se o profissional deseja estabelecer contatos, o cartão será o principal instrumento que vai propiciar a abertura das relações”, diz Priscila Azevedo, coordenadora do setor de Carreiras da Veris Faculdades.
Segundo Priscila, o cartão de visita deve acompanhar o profissional em todo o momento, já que oportunidade de negócios pode ocorrer a qualquer hora. Para ela, o profissional que tem um cartão transmite a ideia de que é organizado, planeja sua carreira, preocupa-se com a identidade e desenvolvimento profissionais e não perde oportunidade em estabelecer contatos valiosos.
Sandra Liger, consultora e mestre em psicologia, do Instituto Nacional de Pós-Graduação (INPG), afirma que o cartão de visita é utilizado também como um recurso para se fazer marketing pessoal e profissional. “Se você vai a um congresso, conhece pessoas e percebe que elas têm bastante a ver com a sua área de atuação, a apresentação do cartão é adequada e pode garantir que o contato será mantido”, destaca.
A professora diz ainda que o tipo de papel empregado para confeccionar o cartão e a maneira de guardá-lo e de entregá-lo dizem muito sobre o profissional. De acordo com ela, um cartão de visita deve conter nome, área de atuação, endereço, e-mail, telefone, site e logotipo da empresa (se for o caso).
Objetividade é a principal característica de um cartão de visita. Ele deve ser sucinto e essencialmente contemplar um visual clean.
Dicas para um cartão de visita profissional
Nome – nome e sobrenome devem ficar localizados no centro do cartão. A letra deve ser maior que a utilizada para os outros dados e em negrito para dar destaque.
Área de atuação – também deve ficar na parte central, abaixo do nome. A letra deve ser um pouco menor que a do nome e um pouco maior que a das outras informações. A recomendação é especificar a área de atuação e não a função. Exemplo: marketing e não analista de marketing. Outra alternativa é indicar formação e especialização. Exemplo: psicólogo com especialização em RH. Pode-se ainda mencionar o registro da categoria profissional.
Endereço – deve ficar à esquerda. Importante: não se esqueça de informar o CEP.
E-mail, telefone, site – devem ficar à direita. Não é recomendado informar o número do telefone celular.
Papel – necessariamente deve ser utilizado papel de qualidade, que seja durável. O tipo vergê é um dos indicados.
Impressão – profissionais que estabelecem novos contatos frequentemente devem imprimir uma centena de cartões. Para aqueles que têm rotina menos agitada o conselho é solicitar 50 impressões.
Entrega
Os cartões de visita devem ser guardados em um porta-cartão. Em uma reunião com poucas pessoas devem ficar à vista para facilitar a memorização dos nomes dos profissionais. Em eventos maiores os cartões devem ser entregues no final após estabelecer contato com as pessoas e verificar que os seus interesses profissionais são similares.
Caso o profissional seja de um nível hierárquico maior que o seu deixe que ele tome a iniciativa e ofereça o cartão a você. Caso contrário, não forneça o seu cartão a ele. Importante: as informações devem estar voltadas para o receptor. Não dobre o cartão. Quando chegar na empresa anote atrás dos cartões o local do evento onde os recebeu. Guarde os cartões em um arquivo ou monte uma planilha em seu computador com todos os seus contatos.

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