Carreiras | Empregos

por Laerte Cordeiro
Novembro acabou, já entramos em dezembro e os números da oferta de vagas para executivos e profissionais de nível vão mostrando nítida melhoria sobre o ano de 2003, imaginando-se que 2004 feche com cerca de 40% de crescimento sobre o ano passado. Melhor ainda, 2004 deve mostrar crescimento das oportunidades até mesmo sobre 2002.
Não que se deva esperar por números altos para o mês de dezembro, reconhecidamente tímido do ponto de vista de movimentação de pessoal efetivo e de nível. No Brasil, o fim do ano fecha para balanço e as decisões sobre contratações ou demissões dificilmente são tomadas entre 20 de dezembro e 5 de janeiro.
Mesmo que o último mês do ano possa parecer um pouco desanimador, não podemos esquecer que 2005 já está muito próximo e traz consigo uma expectativa conjuntural bastante positiva e decorrente de alguns resultados otimistas gerados em 2004. Virada a folhinha, abre-se um novo ano, novos planos entram em ação, decisões represadas começam a ganhar implementação e janeiro – como sempre – será um período de ebulição no mercado de trabalho, com entrevistas, contatos, indicações e assim por diante, tudo a refletir um novo momento que as empresas passam a viver.
Por isso, para quem está no mercado em busca de emprego ou de alternativas ao seu emprego atual ou, ainda, de novos caminhos profissionais, o mês de dezembro não é de férias nem de desalento. Ao contrário, é a hora de preparar as armas para a batalha de janeiro, quando o mercado estará aberto e interessado naqueles que têm o que oferecer.
Dezembro deve ser o mês de definir bem os seus objetivos, de preparar um bom currículo, de treinar bem a sua postura como candidato e de organizar o seu material para a ofensiva de janeiro. Se o candidato a emprego deixar pra fazer em janeiro tudo o que já pode deixar pronto em dezembro, vai perder tempo no começo do ano. Aí vem o Carnaval e tudo se adia.
Por isso lembre-se de que embora as perspectivas para 2005 sejam otimistas, ainda levará muito tempo até que o mercado de trabalho seja totalmente favorável aos profissionais. Os empregos ainda são difíceis e é preciso chegar logo e bem ao que nos interessa, para não perder o bonde do mercado. Agilize suas tarefas e comece bem o ano, entrando com o pé direito no mercado de trabalho.

Avalie:

Comentários 0 comentário

Os comentários estão desativados.