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por Camila Micheletti

Apesar de ser pouco conhecido, o plano de negócio é peça fundamental no jogo dos negócios bem sucedidos. A função do plano de negócio (ou business plan, como muitos preferem chamar) é estabelecer as características da empresa, as diretrizes que ela pretende tomar no mercado e quais as estratégias que ela pode utilizar para atingir o lucro.

Esta poderosa ferramenta de gestão tornou-se mais conhecida com o advento da Internet, onde todas as empresas, sem exceção, constróem um plano de negócio para mostrar aos possíveis investidores.

O plano de negócios é composto de seções padronizadas, para facilitar o entendimento. Um plano de negócios para uma pequena empresa geralmente é menor que o de uma grande organização, não ultrapassando mais do que 10 páginas.

A estrutura básica de um plano de negócios é a seguinte:

1. CAPA: deve ser bem apresentada, pois é o cartão de visitas do plano de negócio e da empresa.

2. ÍNDICE

3. SUMÁRIO EXECUTIVO: traz todas as informações que você vai ler no plano de negócio de uma forma resumida.

  • Nome ou Razão Social da Empresa
  • CPF ou CGC e Inscrição Estadual
  • Endereço
  • Telefone, Fax
  • Enunciado do Projeto
  • Competência dos Responsáveis
  • Os Produtos e a Tecnologia
  • Mercado Potencial – a Oportunidade
  • Elementos de Diferenciação
  • Previsão de Vendas
  • Rentabilidade e Projeções Financeiras
  • Necessidades de Financiamento

4. A EMPRESA

  • A Missão
  • Os Objetivos da Empresa
  • Estrutura Organizacional e Legal
  • Plano de Operações

5. O PLANO DE MARKETING

  • Análise de Mercado
  • Estratégia de Marketing

6. O PLANO FINANCEIRO

  • Investimento Inicial
  • Demonstração dos Resultados
  • Receitas
  • Impostos e Contribuições
  • Projeção de Fluxo de Caixa
  • Balanço Patrimonial
  • Ponto de Equilíbrio
  • Análise dos Investimentos

7. ANEXOS
Este item deve conter todas as informações que forem relevantes para uma melhor compreensão do plano de negócios, como o currículo dos sócios e dirigentes, fotos dos produtos, plantas de localização da empresa, folders, catálogos, contrato social, entre outros documentos que a empresa julgar interessante.

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