Carreiras | Empregos

Por Rômulo Martins
Internet, celular e outros aparatos da tecnologia, todos sabem, há algum tempo deixou de ser exclusividade dos adultos. Talvez, os filhos da evolução tecnológica estejam presentes na mesma medida na vida dos adolescentes. A geração teennão desgruda do aparelho móvel, adora a web e o universo da computação gráfica e da animação.
Por iniciativa própria, procuram cursos de arte digital e games. Tem alto nível de interesse e aprendem com facilidade. A pergunta dos pais não é mais: “Você vai estudar Medicina, Direito, Administração de Empresas…?”. O contato dos jovens com as ferramentas tecnológicas e a abertura do mercado para a área da computação gráfica e afins fazem crescer o interesse por profissões, digamos, contemporâneas.
Não há números sobre o mercado na área da Arte Digital. O campo é amplo, engloba animação, games, arte 3D, design gráfico… Mas é fato que a atividade está em expansão. O governo tem investido no setor e universidades e empresas realizam parcerias para estimular a produção de peças porque entendem que a área é promissora.
A Arte Digital pode ser empregada nas diversas mídias e isso a torna mais forte. Hoje, filmes e comerciais utilizam cada vez mais os recursos gráficos com animações e efeitos especiais. Com a expansão do campo no mercado de trabalho, as pessoas – em sua maioria jovens – começam a se profissionalizar. A alta tecnologia digital e a relevância no exterior de profissionais brasileiros como Carlos Saldanha (A Era do Gelo) e Walbercy Ribas (O Grilo Feliz e os Insetos Gigantes), que contou com a participação do animador Erick Azevedo na produção, estimulam a especialização.
Nesse cenário, mostras começam a ganhar importância. Uma delas, o Anim!Arte, Festival Brasileiro Estudantil de Animação que está em sua 8ª edição, é uma forma de incentivar a cultura e o crescimento profissional e artístico na área de animação e descobrir talentos. Este ano, o evento que é realizado no Rio de Janeiro vem também pela primeira vez para São Paulo. Estão inscritos para o festival cerca de 60 filmes produzidos por alunos dos ensinos médio e fundamental e universitários.
Mas os jovens que gostam de animação, games ou arte digital e querem seguir carreira na área precisam tomar cuidado. Não basta dominar o computador e as ferramentas de criação. “Basicamente, a área de animação, modelagem e 3D acabam tendo um caráter mais artístico do que efetivamente técnico. Não que a técnica seja desprezível, ela tem de andar lado a lado com a arte, mas o profissional deve ter potencial artístico para o desenvolvimento de criação”, orienta Francisco Tripiano, diretor da Cadritech, centro de treinamento na área de Arte Digital.
Ferramenta de trabalho principal do campo, o computador é um lápis digital, diz Tripiano, mas o que vale na hora de produzir uma peça gráfica, seja um game ou uma animação para o cinema, é o potencial criativo.
Com a utilização da arte digital e de animações em mídias como celular, TV e internet as oportunidades na área devem aumentar. “O mercado de jogos está se tornando consistente, assim como o de produção animada para cinema. O governo está investindo em séries para TV em 2D e 3D, já que os canais de TV a cabo são obrigados a exibir conteúdos locais. O mercado tende a estourar. Ainda somos amadores, mas estamos começando a nos profissionalizar”, diz Tripiano.
Por onde começar?
Sólida formação universitária deve ser o ponto de partida dos jovens que desejam seguir carreira na área da Arte Digital, orienta o diretor da Cadritech. O olhar amplo que a graduação proporciona vai ajudar a profissional a descobrir qual especialidade mais lhe agrada no campo digital.
Dominar a arte do desenho é importante e pode ser considerado um diferencial, mas não é o suficiente. Além de saber lidar com os instrumentos digitais, é preciso ter criatividade para produzir as peças. Isso se adquire com estudo, experiência e com o acompanhamento do trabalho de pessoas que se destacam no mercado. Importante: não se esqueça de montar o seu portfolio. Boa sorte!
 

Avalie:

Comentários 0 comentário

Os comentários estão desativados.