Carreiras | Empregos

Colunista: Waleska Farias
 
Saber expor nossas habilidades sem extrapolar para o discurso “vide bula’ é uma arte que, se quisermos ocupar um espaço diferenciado, temos de aprender a desenvolver. Algumas pessoas acreditam que o marketing pessoal consiste em falar de si mesmo e de suas proezas ao estilo “ladainha’, e desatam a vender-se de forma acintosa sem perceberem o risco da situação. Melhor que falar de si próprio é, com maestria, deixar que os outros testemunhem nossas atitudes e divulguem nossos feitos.
Para que isso aconteça de forma natural, aspectos como comportamento, conhecimento e comunicação, deverão estar configurados para o exercício do “marketing invisível”. O fazer acontecer sem despender maiores esforços, atuando de forma ética e empática do modo como as pessoas consideram autêntico. Esse é o primeiro passo para a conquista do “poder pessoal”, que fará com que as pessoas da sua rede de relacionamento tenham prazer em fazer coro às suas conquistas.
A construção de uma boa imagem pessoal e profissional está diretamente relacionada, dentre outros aspectos, a forma como nos apresentamos, comportamos e comunicamos. Todo profissional deve iniciar seu processo de construção de imagem, exercendo a auto-análise e, em seguida, perceber-se pelo ponto de vista do outro, passando pelo crivo das perguntas poderosas: Como as pessoas avaliam meu comportamento? Minhas atitudes estão em linha com a imagem que quero transmitir? Minha fala inspira confiança? Sou autêntico nas minhas colocações? Os outros me julgam uma pessoa justa?
Quando transmitimos uma imagem adequada, as pessoas se sentem muito mais à vontade ao nosso redor, tornando mais fácil o processo de integração e formação de vínculos. Uma simples questão de identificação, pois todos buscam seus “pares afins”.
Eleja seu fator único, torne claros seus objetivos, identifique os grupos com os quais pretende interagir e assuma a responsabilidade do seu “plano de ação”. Sua imagem é resultado de seus gestos e atitudes.
Waleska Farias é coach e consultora de gestão de carreira e imagem. É diretora do núcleo de formação comportamental do Instituto Diamante; consultora convidada da FGV/MMURAD; Coordenadora dos Cursos de Formação de Valores e Padrões de conduta da GMX Brasil; coach executivo da FOCCS – First-Order Coaching & Consulting Service. Além de Colunista da Seção de Carreira & Imagem nos jornais e revistas: Revista da ESPN, Revista Versatille, A Gazeta, Estado de Minas, Correio Braziliense, Diário de Pernambuco, Folha de Londrina, O Imparcial, O Popular.

Avalie:

Comentários 0 comentário

Os comentários estão desativados.