por Leila Navarro*
Nós somos um produto de muito valor. E o que quero dizer com isso? Assim como mercadorias e serviços, as nossas competências e as habilidades que possuímos são os nossos melhores talentos.
Portanto, merecem a mesma atenção, o mesmo respeito e as mesmas estratégias e planejamentos que qualquer empresa aplica para se oferecer ao mercado. O seu talento e a sua competência têm que estar disponíveis ao mercado e àquelas empresas que possam lhe dar um retorno compatível ao investimento que você fez em si mesmo ao longo do tempo.
Agora, como ser um “produto de valor” dentro de um cenário tão instável, de tamanho desemprego, e de competição cada vez mais acirrada por oportunidades de trabalho?
A solução é exatamente aquilo que você tem de mais valioso: você mesmo. O seu diferencial, a sua marca, a sua autenticidade! Isto demonstra porque você não é mais um. O seu diferencial está no grau de comprometimento e de iniciativa que você tem com tudo o que faz, nos resultados que você sabe que é capaz de gerar, nas soluções que você sabe que pode agregar ao negócio em que estiver.
Quem se valoriza identifica no marketing pessoal a oportunidade para dar visibilidade à sua capacidade e profissionalismo. E percebe que marketing e ética estão intimamente ligados, que valorizar o que temos de mais original, nossa marca, aquilo que só nós mesmos temos está voltado à realização pessoal e profissional e ao bem-estar que nos cerca.
E cada vez mais a sobrevivência das empresas dependerá de profissionais cientes de suas habilidades e capazes de apostar em suas próprias competências. Além disso, é muito importante também aprender e saber ouvir, o feedback é um ótimo instrumento para medir o nosso desempenho.
Investir no seu marketing pessoal é investir na sua autenticidade, ter uma imagem positiva, entusiasmada. Assim como o produto necessita de uma bela identidade visual, uma boa embalagem, você também tem que ter o mesmo cuidado com você. Atraia a atenção dos outros através da motivação, capacidade e habilidade não só em se comunicar, mas mostrar qual é a sua competência.
Ah, e não se esqueça do seu cartão de visita! Não saia sem ele. O cartão é a garantia de ampliar continuamente sua rede de contatos e relacionamentos!
Seja um ótimo produto! Invista em você! Sucesso!
* Leila Navarro é colunista do Empregos.com.br, palestrante motivacional, autora de 3 livros (Talento Para Ser Feliz, SuperVocê e Obrigado Equipe); disponibiliza em seu site cursos de planejamento estratégico e empreendedorismo e atualmente é Editora Executiva da revista Mulher & Carreira.
Marketing Pessoal – invista em você
por Leila Navarro* Nós somos um produto de muito valor. E o que quero dizer com isso? Assim como mercadorias e serviços, as nossas competências e as habilidades que possuímos são os nossos melhores talentos. Portanto, merecem a mesma atenção, o mesmo respeito e as mesmas estratégias e planejamentos que qualquer empresa aplica para se […]
Avalie:
Comentários 0 comentário