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Por Gisèle de Oliveira
“O líder é o protagonista da própria vida, é aquele que administra bem a sua vida”, com essa frase Ana Maria Diniz deu início a sua palestra sobre “Liderança e excelência no negócio”, no segundo dia da Career Fair.
Uma das herdeiras do Grupo Pão de Açúcar, Ana Maria apontou aos participantes características que diferenciam um bom líder da grande massa de chefes, baseada em sua experiência como consultora e na reestruturação pela qual a empresa da família teve que passar para não falir. “Comumente, vemos empresas falando que os funcionários são seu principal ativo, que seus colaboradores são a parte mais importante do negócio, mas ainda é difícil achar companhias que coloquem esses princípios em prática. No ambiente organizacional é comum encontrar cada vez mais pessoas estressadas, descomprometidas, equipes desmotivadas, pouca colaboração estratégica, líderes cada vez mais solitários. O que percebemos é pura e simplesmente a luta pela sobrevivência individual”, alerta.
Para Ana Maria, o comprometimento e entusiasmo de uma equipe podem e devem ser forjados pelo líder. “O liderado precisa admirar e confiar em seu líder, e o líder precisa confiar em sua equipe”, afirma. “É preciso haver uma comunicação mais efetiva, deixar claro quais são as reais razões para tomar determinada decisão”.
Confira alguns dos principais pontos defendidos por Ana Maria:
Competências fundamentais para um líder do novo século

  • Ter pensamento estratégico/cabeça aberta. Não olhar um problema sob somente um ponto de vista;
  • Manter uma posição divergente, estando pronto a defender e a falar a sua verdade em nome da saúde da empresa;
  • Ser sensível, desenvolver pessoas, dar feedbacks periódicos e sinceros. “É possível criticar com carinho e amor”;
  • Ter iniciativa e produtividade;
  • Ter capacidade de tomar decisões em tempo hábil;
  • Desenvolver auto-estima e auto-conhecimento;
  • Desenvolver no liderado atitude de dono, fazendo com que ele vista a camisa da empresa

Maiores responsabilidades de um líder

  • Colocar o interesse do cliente na frente da empresa;
  • Buscar os mais óbvios padrões de integridade, busca da verdade e confiança;
  • Saber selecionar o que é importante e o que é prioridade;
  • Ter compromisso com o longo prazo e saber negociá-lo, pois ele será cobrado por resultados de curto e médio prazos;
  • Pôr em prática um plano de sucessão.

 

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