Carreiras | Empregos

Everaldo era antes de tudo um comediante. Era também um ótimo gerente de marketing, mas antes disso era um comediante. Claro que ele não foi contratado para fazer piadas, mas ele costumava animar o departamento com suas tiradas e irreverência. Não existia tempo ruim para Everaldo. Todo mundo adorava passar um tempo perto dele. Todo mundo menos o Juca.
Everaldo nunca pegou pesado nas piadas. Era um cavalheiro, do tipo que faz humor consigo mesmo e com a situação. De vez em quando pegava uma característica ou outra de alguém para reforçar uma piada, mas nunca nada agressivo. Mesmo assim ele nunca brincava com Juca, pois sabia que ali era problema.
O que incomodava Juca eram as risadas. Isso tirava o homem do sério. Era mais um complexo dele, achava que os outros estavam rindo dele e não da situação. Certa vez no cafezinho, Everaldo começou a falar bobagens e imitou um pai de santo. Ele falava como um preto velho e estralava os dedos em volta de Juca. Fez isso porque ele estava do seu lado, nada em particular com ele. Quem estava ali viu que ele faria com qualquer um que estivesse ao redor.
“Você me respeite! Exijo respeito!”, disse Juca bravo. Everaldo não perdeu o jogo de cintura, pediu desculpas, mas falava daquele jeito bonachão, o que gerou mais risadas. As pessoas não estavam rindo de Juca. Isso era óbvio. Mas o clima fechou.
Foi uma situação meio constrangedora. Acho que todo mundo aqui já deve ter passado por isso. Sabe aquela situação em que você ri numa hora imprópria, mas não consegue parar. Ninguém ali no cafezinho conseguia parar de rir de Everaldo, apesar de todos saberem que deveriam.
Juca foi reclamar no Departamento Pessoal. Criou um grande mal estar e o caso abriu uma sindicância interna. Depois de algumas semanas Juca foi demitido. Ficou claro que as brincadeiras não configuravam Bullying nem qualquer demérito para o profissional. O mal estar apenas evidenciou uma insegurança do funcionário, o que acabou por desgastar sua permanência na empresa
Pessoas que não sabem brincar não tem vida longa dentro de uma empresa.

Avalie:

Comentários 0 comentário

Os comentários estão desativados.