por Sandra Brasileiro*
Falar de jogos para treinamento é falar de muitos sinônimos que são atribuídos a essa palavra, e mais, a esse conceito. A palavra “jogo” é utilizada em muitas situações – inclusive naquelas em que não há um jogo estruturado para ser usado como ferramenta para chegar à finalidade desejada.
Por isso, é bom que se tenha bem definido e claro o que se pretende alcançar antes de utilizar qualquer tipo de jogo. Criar e aplicar jogos estruturados requer habilidade e “arte” em fazê-los.
Trabalhar com o lúdico numa linguagem de metáforas e analogias exige que se tenha ousadia e cautela simultaneamente, pois, o uso correto de tais instrumentos viabiliza um enorme aprendizado em quem aplica e em quem joga, principalmente quando os jogos estruturados promovem o autoconhecimento. Eles possibilitam uma nova forma de trabalhar o desenvolvimento de pessoas nas mais variadas áreas de atuação. Podem ser usados em dinâmicas de grupo e treinamentos dos mais diversos tipos.
Podemos definir os atributos dos jogos como reveladores, integrativos, expositivos, dinâmicos, inteligentes e com uma ampla gama de aplicabilidade.
Suas características compreendem um visual atrativo, colorido, descontraído, com alta durabilidade e de fácil intervenção.
Seus benefícios são diferenciados e inovadores porque possibilitam o aprendizado de conceitos, teorias e técnicas visualizadas em “jogos reais”, o que potencializa e dá agilidade às atividades de treinamento. Os jogos estruturados permitem a quem aplica e a quem usa:
– Aprendizado rápido e assertivo;
– Aumento na capacidade de adquirir conhecimento formal e informal;
– Consciência crítica;
– Assumir responsabilidade;
– Tomar decisão;
– Motivação interna e externa;
– Comunicação, criatividade e auto-estima;
– Pensamento estratégico e sistêmico;
– Encontrar respostas dentro de si.
Os jogos são instrumentos lúdicos de aprendizagem que de forma agradável e eficaz proporcionam velocidade no processo de mudança de comportamento e aquisição de novos conhecimentos.
Aprender jogando é a maneira mais prazerosa, segura e atualizada de ensinar.
*Sandra Brasileiro é diretora de empresa especializada em treinamentos de vendas. É também a primeira autora brasileira de Jogos Estruturados de Autoconhecimento – produtos inéditos destinados a treinamentos e dinâmicas. Para conhecer e adquirir os jogos, visite o site da MKT Multimeios em Treinamento.
Jogos Estruturados e sua aplicação em treinamentos
Acompanhe mais sobre o assunto
Avalie:
Comentários 0 comentário