Carreiras | Empregos

por Renata Marucci
Internet Data Center (IDC) é um serviço de terceirização do espaço físico e dos serviços relacionados às áreas de tecnologia e telecomunicações de uma empresa. Também conhecido como outsourcing da era da Internet, é a infra-estrutura para a economia digital. Grande parte das empresas estão descobrindo no IDC uma maneira de se libertar de tarefas onerosas e limitadoras da velocidade de renovação e atualização da tecnologia para. consequentemente, aumentar a capacidade de resposta às constantes exigências de inovação do mercado.
Manter a infra-estrutura necessária para as áreas de tecnologia pode ser caro demais para algumas organizações. Há alguns anos era inviável manter a base de dados e as intranets fora das empresas, pois a velocidade de conexão era lenta e acabava por atrapalhar a performance da empresa. Porém, com a chegada da fibra ótica e da banda larga, tornou-se possível utilizar servidores externos.
“Antigamente toda comunicação era guardada dentro da rede local, pois não era possível acessar a informação remotamente devido à baixa velocidade de transmissão de dados. Hoje, não há diferença de velocidade . Aliás, pode acontecer de a comunicação ser mais rápida se feita por meio de IDCs, já que eles utilizam o que há de mais moderno em tecnologia, conectividade e transmissão ” explica Daniel Ligotti, vice-presidente de Internet Data Center da Impsat.
Segundo Samuel de Barros Moraes, superintendente do TIC (Telefônica Internet Data Center), outras vantagens são temperatura controlada, eletricidade estável e segurança. “Quando falo em segurança falo também de segurança física. O acesso é controlado por modernos sistemas, como identificação de íris, cartão de acesso, guardas e câmeras internas para gravar todos os procedimentos”, diz Samuel.
Para Roberto Marques, sócio-diretor da Extende.net, o IDC oferece mais qualidade de transmissão, menor custo e muito mais segurança para os sistemas. “A tendência é que daqui para frente todo tipo de troca de informação aconteça de forma remota”, completa.
A necessidade de acompanhar as transformações tecnológicas, os altos custos e a dificuldade em manter a qualifidade da estrutura tecnológica, ameaçada pela falta de mão-de-obra especializada, levaram as empresas do setor a desenvolverem centros gerenciadores de processos tecnológicos que oferecem os mais abrangentes tipos de serviços:
Segundo Juvenal Pizzatto, gerente de suporte técnico do AJATO, são feitos diversos acordos com fornecedores para possibilitar o atendimento de qualidade aos. “Os acordos facilitam na hora do suporte, já que podemos contar com o profissionais especializados dos nossos fornecedores 24 horas por dia”, ressalta.”Os custos são reduzidos pois os recursos e os profissionais são divididos entre vários clientes. Além disso, há vários tipos de tecnologia à nossa disposição”, esclarece Davi Ambrósio, vice-presidente de engenharia e operações do Internet Data Center da Diveo. O trabalho é realizado em turnos, já que é impossível interromper o funcionamento dos sistemas e a manutenção é constante.
Há quem lembre que ainda há limitações. “O IDC é uma ótima solução e o preços praticados também são bons, porém aqui no Brasil ainda não há segurança garantida, pois sofremos com a falta de profissionais altamente qualificados. O IDC ainda não atende a todas as necessidades do cliente – por exemplo, se é muito bom em conectividade, oferece um suporte técnico deficiente ou vice-versa”, comenta José Luiz Martins, diretor de e-business da Modem Media.

Avalie:

Comentários 0 comentário

Os comentários estão desativados.