Carreiras | Empregos

por Antonio Carlos Teixeira da Silva*
A criatividade é necessária para gerar as idéias que serão transformadas em inovação. Mas como as ter idéias que permitirão chegar à inovação? Eis o grande desafio.
Existe um paradigma que diz que a criatividade é algo restrito às atividades ligadas às artes, à literatura, à música. Defini-la como algo exclusivo do artista é uma grande injustiça para com o cientista que inventa um medicamento, o cozinheiro que elabora uma receita inédita, o engenheiro que desenvolve um novo produto, o funcionário de escritório que aperfeiçoa um processo de trabalho. Minha experiência profissional como executivo demonstrou-me que a criatividade é também muito necessária no mundo dos negócios, como estratégia das empresas que buscam diferenciais competitivos.
Fenômenos como a globalização da economia e da comunicação estão gerando transformações cada vez mais rápidas no mundo. Isso leva as empresas a investir em tecnologia de ponta, expandir mercados, redesenhar suas estruturas, reorganizar-se, enxugar custos. Como tudo muda rápido demais, surgem a cada dia novos problemas e oportunidades que exigem novas soluções e maneiras de pensar.
A empresa precisa tornar-se mais competitiva. Mas, como? Aprimoramento da qualidade, redução de preços e eficiência da produção já não bastam Para as empresas que quiserem pelo menos sobreviver nesse cenário eternamente mutante, é imperativo inovar. Gosto de citar uma frase de Bill Gates que, na minha opinião, sintetiza a importância da inovação nos dias atuais. Ele diz: “Precisamos tornar nossos produtos obsoletos antes que os concorrentes o façam”.
O que é atual hoje deixará de sê-lo em um ano, um mês, uma semana. Diante da rápida obsolescência das coisas, há duas alternativas: queixar-se porque o mundo não é mais tão simples como antigamente ou usar a capacidade criativa para descobrir novas respostas, novas soluções e novas idéias.
O que já fizemos ficou no passado. Cada momento é um recomeço, um ponto de transformação. E pensar que existem pessoas e empresas que continuam a fazer as coisas de maneira sempre igual. Elas ainda não perceberam que o fato de algo ter sido feito sempre da mesma maneira não garante que essa seja a melhor maneira.
Em minhas palestras e workshops enfatizo que sucessos do passado não garantem o sucesso no futuro. É preciso ter idéias inovadoras a cada dia. Mesmo nas empresas dispostas a inovar, podem existir sistemas de gerenciamento que sufocam a inovação. Muitas organizações ainda usam métodos de administração do passado, desenvolvidos para gerenciar operações rotineiras, não inovação e mudanças.
Antes que seja tarde demais, essas empresas precisam desenvolver sistemas de gerenciamento que estimulem a inovação. Ou fazem isso ou assistirão à vitória de seus concorrentes.
Pense rápido: quantas empresas você já viu desaparecerem porque algo inovador surgiu no mercado, tornando obsoletos os produtos que elas faziam?
Inovar é preciso para quem não quiser ser condenado à extinção. Mas também há riscos envolvidos na inovação, pois ela é um esforço de resultados incertos. Desenvolver um novo produto pode levar meses ou anos, envolver grande quantidade de itens e de pessoas, requerer habilidades diversas e consumir capital.
No meio do caminho, há coisas que podem dar errado – ou porque as idéias não surgem no momento em que são necessárias ou porque o concorrente pode ter tido idéia melhor antes. Para minimizar os riscos inerentes à inovação, as empresas com visão de futuro querem colaboradores bem preparados e criativos para garantir sua vantagem competitiva.
Como chegar à inovação
A Criatividade é a habilidade para fazer conexões que outras pessoas ainda não fizeram. Isso resulta na capacidade de encontrar respostas mais rapidamente, o que, em última análise, produz mais inovação e melhores soluções.
Mudando seus pontos de vista, você expande suas possibilidades até que consiga vislumbrar algo que era impossível ver antes. Você precisa olhar para situações conhecidas com uma nova visão. Enxergar as mesmas coisas sob novos ângulos.
O exercício da criatividade, que deve ser permanente, incrementa a competência para desenvolver novas idéias, para estar mais perceptivo, para desenvolver novas situações e sentir confiança na ilimitada capacidade de seu cérebro.
Estimule as idéias em sua empresa
O potencial de geração de idéias é uma moeda de muito valor atualmente. As empresas mais conectadas com o futuro já entenderam que a chave para o sucesso é a inventividade com que cada funcionário, fornecedor ou cliente colabora para o desenvolvimento de novas oportunidades, novos produtos, novos sistemas.
Toda pessoa que ocupa uma posição de liderança na empresa deve dar apoio à geração de idéias. Valorizar a iniciativa dos colaboradores é um fator decisivo para manter acesa a chama da Criatividade. Porém, isso será insuficiente se não houver o treinamento das pessoas para o uso do potencial criativo.
É importante também que as pessoas se sintam seguras e confortáveis para comunicar suas idéias aos superiores. Se empresa é muito burocratizada, formal, repleta de normas e regulamentos, o funcionário fica inibido de se manifestar.
Para permitir que as idéias das equipes fluam, é recomendável rever normas e regulamentos internos, questioná-los. Numa estrutura menos rígida, as pessoas sentem-se mais livres, com maior autonomia e também com maior responsabilidade pelo trabalho.
Outro elemento importante no contexto da empresa pró-inovação é o contato humano. Ouça com atenção as idéias que seus colaboradores apresentam. Não os pré-julgue, não os desestimule, não os critique nem ridicularize. Estimule-os a falar mais sobre as idéias. Faça perguntas, comentários, comparações.
Mesmo que a idéia em questão demonstre-se inviável no momento, o autor poderá apresentar muitas outras.
Faça um inventário do seu capital intelectual. De que maneiras você está dando apoio a ele?
Exercícios para a sua criatividade
1. Pense numa tarefa que você realiza diariamente. De que maneiras você poderá simplificá-la?
2. Que produto você conhece que poderia ter, no mínimo, três outros usos?
3. Liste, pelo menos, 20 outras aplicações para um clipe de papel.
4. Por uma hora, analise um produto de sua empresa e identifique tudo o que pode ser alterado ou agregado nele para que fique melhor que o do seu concorrente.
* Antonio Carlos Teixeira da Silva é colunista do Empregos.com.br, conferencista e consultor sobre Criatividade e Inovação.

Avalie:

Comentários 0 comentário

Os comentários estão desativados.