Carreiras | Empregos

por Daniele Aronque e Renata Marucci
Já está quase desistindo de procurar emprego? Pois então deixe a tristeza de lado e anime-se! Dados de uma pesquisa do IBGE mostram que o número de pessoas empregadas cresceu em relação ao ano 2000. Isso quer dizer que a economia está aquecida e acaba por movimentar o mercado.
A geração de negócios criou uma nova e grande demanda por profissionais, nos mais diversos setores. A pesquisa mostra que a taxa de desemprego registrada e calculada para um conjunto de seis regiões metropolitanas (Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre) no mês de fevereiro deste ano, caiu 8,2% em relação a fevereiro de 2000.2000. Isso quer dizer que a economia está aquecida e acaba por movimentar o mercado.
Mesmo ainda alta (5,7%), a taxa de desemprego começa a diminuir e reflete uma melhora nas perspectivas do país. Mas vale ressaltar que o mercado está saturado nos grandes centros e que o ideal é investir na busca por uma oportunidade em regiões em desenvolvimento.
Diversas áreas se destacaram por apresentar mais oportunidades de emprego. O setor de telemarketing , por exemplo, cresceu muito nos últimos dois anos e sua tendência agora é atender empresas em diversas regiões do país.
A tecnologia da informação é umas das áreas que mais tem oferecido empregos, mas ainda sofre com a falta de profissionais especializados, o mesmo que acontece com o mercado de telecomunicações. Até a venda de porta em porta está se tornando uma boa opção, de acordo com dados do próprio sindicato.
Além disso, pesquisamos os setores de turismo e hotelaria, dois dos mais promissores, que contribuem muito para o desenvolvimento sócio-econômico do país. Os números comprovam. O turismo emprega mais pessoas do que qualquer outra indústria: um em cada dez trabalhadores do Brasil e representa 10% do Produto Interno Bruto (PIB).
A indústria turística estimula a criação de pequenos negócios: bares, restaurantes, locadoras, pousadas, artesanato, comércio de praia e guias, possibilitando a realização do sonho do negócio próprio, que hoje representa a maior parte da geração de empregos no país. E a novidade fica por conta do telebralho. Uma tendência que certamente se consolidará nos próximos anos.
Leia e aproveite as oportunidades. Boa sorte!
 

Avalie:

Comentários 0 comentário

Os comentários estão desativados.