Muitas pessoas ficam ansiosas quando precisam participar de uma dinâmica de grupo durante o processo seletivo, por isso nós do Empregos.com.br criamos o Guia da dinâmica de grupo, para que você possa estar preparado e relaxado e assim ter um bom desempenho.
Por quais motivos as empresas usam a dinâmica de grupo?
A dinâmica de grupo permite observar os comportamentos, atitudes e conhecimentos que uma prova ou teste escrito não permite. Quando bem desenvolvidas, conduzidas e avaliadas, as dinâmicas constituem um valioso instrumento de autoconhecimento e de observação de comportamentos.
O que os recrutadores observam durante a dinâmica de grupo?
Os profissionais preparados para conduzir dinâmicas de grupo para seleção procuram buscar características do candidato que batam com o perfil da vaga. As atividades propostas têm como objetivo fazer com que o candidato apresente de modo prático suas qualificações profissionais.
Dicas importantes para você:
• Procure entender as características e natureza do cargo para o qual você está se candidatando e liste as principais competências que serão levadas em conta na hora da decisão dos selecionadores. Quando fizer isso, terá uma lista dos comportamentos que eles esperam observar durante a dinâmica.
• Procure entender muito bem as regras das situações propostas e antecipe o que poderá ser apresentado ou observado. Jamais pense que o candidato escolhido será o que vai estourar o maior número de bexigas. Se você estiver se candidatando a uma vaga de liderança, o que será observado será o seu papel na ação de todo o grupo. Nem sempre o que fala mais é o escolhido, mas pode ser aquele que estimula os outros a falar. Nem sempre o que ganha a competição ou o que dá mais sugestões para o produto é quem será escolhido. Talvez você esteja sendo observado pela sua capacidade de ceder nas horas críticas para que um grupo atinja os resultados.
Existem algumas competências que melhoram o meu desempenho durante as dinâmicas de grupo?
Não há uma regra geral de participação, mas percebe-se que os candidatos que possuem as competências de comunicação, negociação, flexibilidade e empatia bem desenvolvidas geralmente se saem melhor nas dinâmicas. Isso não é por acaso, pois essas competências também estão entre as mais valorizadas pelo mercado de trabalho.
Como devo me preparar para participar das dinâmicas de grupo?
Busque o máximo possível de informações sobre o cargo, companhia e, se for o caso, sobre a empresa que fará a seleção. Entenda os requisitos do cargo e visualize um profissional de sucesso neste cargo e empresa. Liste as principais competências e as que você pense que serão observadas durante o processo seletivo.
Durante a dinâmica de grupo procure entender a situação proposta, faça as associações com o cargo e leve muito a sério a sua participação.
Algumas dicas para você não errar na apresentação pessoal
A roupa que você irá usar faz uma grande diferença, não só na apresentação, como no seu desempenho durante a dinâmica de grupo.
• Camisas: Como nesse tipo de processo é comum movimentar-se, muito cuidado com a transpiração e possíveis manchas de suor embaixo das axilas. Para evitar essa isso, procure sempre usar camisas de tecidos leves e absorventes (especialmente para os homens, que costumam suar mais).
• Sapatos: Aposte no conforto e fuja de saltos finos e muito altos, no caso das mulheres. De nada adiantará um fabuloso salto-agulha se seus pés estiverem doloridos e interferirem no seu desempenho.
• Saias e decotes: Além de desnecessários (e algumas vezes vulgares) saias muito curtas e decotes profundos podem ser extremamente incômodos, para você e para outras pessoas. Lembre-se de que chamar a atenção para esses detalhes irá tirar o foco do processo.
• Perfume: Nada mais desagradável do que contaminar o olfato alheio com um perfume muito forte. Quanto mais discreto o seu perfume, melhor.
• Marca pessoal: Tatuagens e piercings já são velhos conhecidos como vilões dos guias de etiqueta corporativa. Uma aparência mais excêntrica em um local conservador pode disparar o preconceito do outro, o que pode minar suas chances de transmitir credibilidade.
• Cores: Tons clássicos ainda são a melhor pedida para quem não quer escorregar na elegância. Aposte, por exemplo, no azul marinho, que é impessoal e não desperta atenção indesejada. Fuja de cores como o vermelho, que é chamativo e não imprime confiabilidade.
Como faço para me destacar durante a dinâmica de grupo?
Preste muita atenção também aos outros participantes. Em suas atitudes e comportamentos. É com eles que você vai desenvolver a atividade. Se você tem um espírito natural de líder, por que não ocupar um papel de destaque?
Fique atento às explicações e orientações para a atividade a ser realizada
As informações normalmente são padronizadas, mas procure entender o que o recrutador vai querer observar se ele pedir para você contar o número de paetês de uma fantasia, amarrar a todos numa corda ou qualquer outra coisa que venha a ser solicitada.
Não se esqueça de que você está em grupo
Os comportamentos que serão observados valorizarão as suas relações com o grupo.
Não seja afoito, saindo na frente e atropelando tudo e todos
Já ouviu falar daquela história do boi de piranha? E daquela do macaco velho que não coloca a mão em cumbuca? Observe os primeiros passos de todos, mesmo que você tenha dado a iniciativa ao trabalho.
Não se incomode em ser observado por uma ou mais pessoas
O inverso é que é perigoso. Não ligue se alguém escreveu algo logo após a sua atuação. Pode muito bem ser positivo, por isso não sofra antecipadamente.
Não fique perdido no desenrolar da dinâmica
Seja ela uma peça de teatro, um painel de debates ou qualquer outra simulação. Seja um participante adequado o tempo todo. Muitas vezes, o último a falar é o que exerce maior influência sobre os destinos de um grupo.
Solte-se e entre no jogo
Ajude o grupo a conseguir o melhor resultado em relação ao que foi pedido pelo recrutador. Procure ser decisivo para o desempenho do grupo. Desempenhe todos os papéis que você achar adequados, mas na dose certa e sempre focando o grupo. Não se esconda atrás do grupo, mas também não se distancie.
Comentários 0 comentário