Conciliar agenda profissional e pessoal não é tarefa fácil. Quantas vezes você já não se pegou pedindo para o dia ter mais umas duas horinhas pelo menos? A gestão de tempo é um aliado forte quando você precisa fazer com que sua vida se encaixe às 24 horas do dia.
Mas o que é a gestão de tempo?
Gestão de tempo são métodos de organização que te ajuda a realizar mais tarefas em um tempo menor, melhorando a eficiência e a qualidade das atividades executadas.
A gestão do tempo pode ser usada também fora do ambiente de trabalho, ajudando você a planejar melhor e aproveitar mais seu final de semana ou férias.
Como a gestão de tempo ajuda você a organizar melhor seu dia
Dicas de gestão de tempo que vão ajudar você a administrar melhor seu tempo
Dê prioridade às coisas.
Tente fazer uma lista com suas tarefas do dia. Depois as ordene por ordem de urgência.
Organize-se.
Abuse de cronogramas, planejamentos e agendas. Ter suas atividades organizadas ajuda você a ter uma visão melhor da urgência de cada assunto e te ajuda a não se esquecer de alguma coisa.
Divida as tarefas.
Não tente abraçar o mundo todo sozinho. Tarefas em atraso e acumuladas geram estresse e pressão. Caso você tenha coisas demais para fazer, divida com outras pessoas que possam te ajudar.
Tire um tempo para respirar.
Faça pausas para beber uma água ou um café. Respire e tente organizar os pensamentos, isso ajuda você a se concentrar e produzir mais e melhor.
Faça um planejamento produtivo
Já percebeu que em alguns momentos você está mais animado do que em outros? Pegue a sua lista de atividades e veja se alguma se encaixa ao seu período produtivo, ou qual atividade dá para fazer em um momento em que você não está tão inspirado.
Evite distrações
Está no meio de uma atividade e aparece uma notificação no celular. Facebook, Whatsapp e outros apps acabam tomando nossa atenção. Uma olhadinha e sua concentração se quebra, e leva um tempinho até você voltar ao ritmo de antes. Evite prestar atenção nelas.
Existe uma variedade de cursos e ferramentas on-line que ajudam e ensinam outras técnicas que auxiliam na gestão de tempo e otimização das tarefas.
Outro benefício que a gestão de tempo traz é a melhora na qualidade de vida. Sem atividades acumuladas ou atrasadas a pressão sofrida no trabalho e o estresse diminuem.
Comentários 0 comentário