Carreiras | Empregos

por Dulce Magalhães
Imagine que uma pessoa viveu vinte anos em uma mesma casa. Conhecia cada parte da casa, as paredes, os corredores, as portas, os ângulos. Um dia essa pessoa se muda para uma nova casa. A questão é: de que vale o profundo conhecimento que a pessoa tinha da casa antiga, na nova casa?
A resposta a essa pergunta é a essência do valor da aprendizagem. Todas as experiências que a pessoa viveu na casa antiga, serão importantes para determinar o nível de sucesso que a pessoa pode atingir a partir daquele momento de sua vida, entretanto o domínio da estrutura da casa não tem valor nenhum no novo ambiente.
Isso porque o conhecimento de estruturas, é o domínio de métodos. Em ambientes de mudança, dominar métodos não representa nenhuma vantagem competitiva. Quando estamos atuando em novos ambientes vale menos os métodos que você domina, e vale mais a velocidade com que você aprende novos métodos.
Portanto, podemos afirmar que a capacidade de aprender é a verdadeira vantagem competitiva. Só que precisamos aprender a aprender.

“Em ambientes de mudança vale mais
a velocidade com que você aprende.”

Primeiro temos que compreender que aprendizagem é a capacidade de transformar informação em conhecimento. Informação é tudo que você sabe, mas isso não modifica sua vida. Há uma quantidade enorme de informação que circula diariamente, às quais você tem acesso, mas que não modificam seu comportamento.
Já o conhecimento é tudo que você sabe e faz. E isto modifica totalmente seus resultados de vida. Todos somos capazes de gerar aprendizagem, contudo cada um de nós tem um estilo diferente para apreender a informação e transformá-la em conhecimento. Conhecer a si mesmo é, portanto, o passo inicial para desenvolver uma ampla capacidade de aprendizagem.
Ao descobrir seu estilo de aprendizagem, você pode encontrar a “chave” que aciona sua capacidade de gerar mais e melhores conhecimentos. Os adultos aprendem de modo diverso de como as crianças aprendem. Desta forma é fundamental que os métodos aplicados também sejam diferentes. Não se pode reproduzir o ambiente escolar da infância para educar adultos. Aliás, existem pessoas que tem dificuldades de aprendizagem por terem vivido experiências frustantes na escola.

“Saber e não fazer é o mesmo que não saber.”

A aprendizagem de adultos é um tema tão específico e importante, que há uma ciência exclusivamente dedicada ao assunto, a Andragogia (do grego: andros – adulto e gogos – educar). Uma das premissas dessa especialidade é entender a motivação das pessoas por trás da aprendizagem.
Todo adulto ao iniciar um processo de aprendizagem, já trás consigo uma série de conceitos, crenças e informações de vida, que vão servir de filtro para a elaboração de novos conhecimentos. Isso porque o verdadeiro conhecimento deve gerar um novo comportamento, modificar hábitos, rever métodos. Essa é a razão básica de se aprender algo novo.
A andragogia trata muito do entendimento de conceitos e valores. Seu foco é a compreensão do Porque as coisas acontecem, para haver o domínio do Como Fazer, ou seja, para gerar o “Know How”. Na educação de adultos não se tem professores, mas facilitadores, que são pessoas que viabilizam o acesso do indivíduo à aprendizagem. Funcionam como construtores de pontes entre a informação e o conhecimento.
A verdadeira prova do saber é a aplicação desse conhecimento. E quanto menor o tempo entre a aprendizagem e a ação, maior será a fixação da informação e a geração do conhecimento. E a competência que é o domínio de determinada atividade, só pode ser alcançada através da aprendizagem.

INVENTÁRIO DE ESTILOS DE APRENDIZAGEM
Este inventário tem por finalidade identificar as formas pelas quais se consegue assimilar novas aprendizagens. As diferentes características descritas no inventário são igualmente boas. O objetivo é o de descrever como você aprende, não avaliar sua capacidade de aprendizagem.
· Publicado originalmente no Harvard Business Review, editado pela Harvard Business School

INSTRUÇÕES
Há nove conjuntos de quatro palavras. Para cada conjunto dê um conceito de 01 a 04, sendo que 04 representa a palavra que melhor caracteriza seu estilo de aprendizagem; 03 a palavra que logo em seguida melhor caracteriza seu estilo de aprendizagem; 02 a palavra próxima mais característica e 01 a palavra que é menos característica de sua performance como aprendiz. Nunca repita um número na mesma linha.

COLUNA A
COLUNA B
COLUNA C
COLUNA D
1. discrimi-nador
2. receptivo
3. sentimento
4. aceitador
5. intuitivo
6. abstrato
7. orientado para o presente
8. experiência
9. intenso
1. experimen-tador
2. relevante
3. observação
4. assume riscos
5. produtivo
6. observador
7. reflexivo
8. observação
9. reservado
1. envolvido
2. analítico
3. pensamento
4. avaliador
5. lógico
6. concreto
7. orientado para o futuro
8. conceituali-zação
9. racional
1. prático
2. imparcial
3. ação
4. consciente
5. questionador
6. ativo
7. pragmático
8. experimen-tação
9. responsável
SOME OS PONTOS POR COLUNA
EC _____
OR ______
CA ______
EA ______
Você certamente tem mais de um estilo de aprendizagem, o importante aqui é estabelecer qual é o estilo predominante, a partir daí sua capacidade para aprender novas habilidades pode aumentar muito, desde que você utilize a estratégia mais correta, dependendo de suas características de aprendizagem.
EC – Experiência Concreta: você aprende melhor ao viver a situação. Sua aprendizagem deriva mais da experiência.
OR – Observação Reflexiva: você aprende melhor pela observação dos resultados. Sua aprendizagem deriva mais da reflexão sobre o tema.
CA – Conceituação Abstrata: você aprende melhor ao entender a teoria por trás do conhecimento, através de leitura ou apresentação. Sua aprendizagem deriva mais da compreensão intelectual.
EA – Experiência Ativa: você aprende melhor ao dominar os passos do processo. Sua aprendizagem deriva mais da participação em tarefas e do estudo em grupo.

 

Avalie:

Comentários 0 comentário

Os comentários estão desativados.