Carreiras | Empregos

Gerenciando suas forças
Autor: Allan Katcher e Kenneth Pasternak
Editora: Quality Mark
R$ 45,00 – preço sujeito à alteração. Consulte o site da editora.
Qual é a maior virtude do bom gerenciador? Se você respondeu “ter capacidade de extrapolar as qualidades e suprimir as fraquezas”, o livro “Gerenciando Suas Forças” mostra que pode não ser bem assim. De acordo com o método LIFO – “Life Orientations” (orientações da vida), criado pelo consultor e psicólogo americano Allan Katcher há mais de 30 anos, o ideal é equilibrar as forças. Katcher e o também psicólogo Stuart Atkins desenvolveram o método baseados em suas experiências próprias como consultores de grandes multinacionais.
Partindo do princípio de que, em todo bom relacionamento, você deve apenas fazer com os outros o que gostaria que fizessem com você, o livro propõe a aceitação mútua como um dos objetivos a serem atingidos. Para isso os autores sugerem cinco estratégias básicas de mudança de comportamento:
“Confirmando” (acentue o lado positivo);
“Moderando” (reduza a ênfase no negativo);
“Ampliando” (comece a apreciar mais os outros);
“Unindo” (supere as falhas ou gaps);
“Expandindo” (esteja aberto às mudanças ao seu redor)
O livro também traz idéias que quebram certos paradigmas. Os autores citam uma frase de Eric Fromm (no livro “Man of Himself”) como reflexão para os atributos de liderança: “A fraqueza do homem raramente é mais do que o uso excessivo de suas forças”. Isto é, o uso excessivo e inapropriado de suas qualidades pode transformá-las posteriormente em defeitos. Há uma tabela à página 29 com alguns exemplos: alguém muito confiante pode passar a ser arrogante; o excesso de praticidade pode deixar alguém sem imaginação, entre outros. Por isso, outro objetivo da obra é justamente fazer com que o profissional consiga equilibrar suas forças.
Para aplicar o método LIFO é preciso, antes de tudo, identificar o seu perfil dentre os quatro propostos:
DA (dando e apoiando) – motivados pelo idealismo;
TC (tomando e controlando) – motivados pela ação;
MC (mantendo e conservando) – motivados pela análise;
AN (adaptando e negociando) – motivados pela harmonia
A partir das respostas de um questionário é possível descobrir qual o seu estilo de atuação e quais são as virtudes e riscos dentro de cada perfil. E, claro, como lidar com pessoas de estilos LIFO diferentes do seu.
“Gerenciando Suas Forças” promete transformar a gestão de pessoas num ato de harmonia e auto-conhecimento através de um método que mede as potencialidades de cada indivíduo e mostra como trabalhá-las. O livro recomenda a aplicação da metodologia LIFO não só a empresários, mas a todos que queiram melhorar seus relacionamentos tanto profissionais quanto pessoais.

Avalie:

Comentários 0 comentário

Os comentários estão desativados.