Carreiras | Empregos

Sabe aquela dor de cabeça que já virou amiga íntima, que bate o cartão junto com você no trabalho e não te deixa nem na hora de dormir? Talvez ela seja um dos sinais de que você está sofrendo de estresse no trabalho.

A sua saúde mental tem um impacto muito grande na sua saúde física. Muitas vezes acabamos não tendo os cuidados necessários e o corpo encontra maneiras de nos avisar que já está chegando ao limite.

O estresse no trabalho acaba gerando uma bola de neve gigantesca: diminui a produtividade, aumentam os erros, as ausências também crescem. Com isso o trabalho se acumula, o chefe fica irritado, e estresse só aumenta. Algumas pessoas chegam a ter depressão, síndrome do pânico, úlceras e gastrites.

 

Estresse no trabalho

O estresse no trabalho afeta sua saúde de diversas formas


 

Quais são os sinais de que eu estou sofrendo de estresse no trabalho?

Cansaço
Insônia ou dificuldade para dormir
Irritabilidade
Dificuldade de concentração
Lapsos de memória
Desmotivação

Esses são os sinais mais comuns de que você já está sobrecarregado, mas isso geralmente é interpretado como “falta de férias ou de um feriado prolongado”.

 
Outras vezes esses sinais vêm acompanhados dos seguintes sintomas:
Dores de cabeça
Dores no corpo
Queimação ou dor no estômago
Gripes ou resfriados mais frequentes
Taquicardia e palpitação
Aumento de pressão

O estresse no trabalho acaba muitas vezes ampliando problemas de saúde que já temos e por isso muitas vezes fazer um tratamento com medicação demora mais ou às vezes não resolve o problema.

 
O estresse no trabalho
 

O que posso fazer para evitar o estresse no trabalho?

 

Tente identificar o que está causando o seu estresse no trabalho.
Muitas vezes problemas em casa e no trabalho se juntam. Tente evitar isso. Analise seu ambiente de trabalho e vejam quais são as coisas que estão te irritando ou desmotivando mais.

 

Durma bem e descanse.
Uma boa noite de sono, ou só relaxar em casa após um banho quente ajuda a diminuir o estresse. Assista a um filme ou pratique seu hobby. Atividades que te deixam feliz ajuda a relaxar também.

 

Tenha uma alimentação mais saudável.
Coma mais saladas e frutas, e evite os alimentos prontos ou fast-food. Durante as refeições evite falar do trabalho, ainda mais se você estiver com a família. Curta sua refeição, não coma com pressa.

 

Pratique exercícios.
Seu corpo agradece! A atividade física relaxa e libera no organismo substâncias que proporcionam bem estar, além de ajudar na parte cardiorrespiratória.

 

Converse com um psicólogo.
Um psicólogo pode te ajudar controlar o estresse e aliviar as tensões do dia a dia. Ele pode te orientar e ensinar exercícios de relaxamento e concentração.

Avalie:

Comentários 0 comentário

Os comentários estão desativados.