Carreiras | Empregos

A empatia em um processo de entrevista costuma ser fator crítico para nosso sucesso. Então como entrar em sintonia perfeita com o interlocutor em uma entrevista?
Uma forma é identificar os estilos psicológicos que cada indivíduo usa ao se comunicar. Todos nós temos um estilo – se adaptar a outros estilos certamente redundará em maiores chances de alcançar nossos objetivos.
Os “estilos de comunicação” foram desenvolvidos pelo Dr. Carl Jung, renomado psicólogo suíço. Seus estudos revelam que todos nós temos quatro estilos diferentes de comunicação, sendo que um deles é mais acentuado em relação aos outros.estilosindividuaisdecomunicacao
Conheça os quatro estilos e aprenda a se comunicar de maneira mais eficaz:
REFLEXIVOS
Estes dão maior importância a idéias, inovação e visão de longo alcance, mostram-se imaginativos e por vezes difíceis de compreender. Têm uma visão criativa e de interesse pelos acontecimentos futuros e não perdem tempo com detalhes.
RACIONAIS
Estes estão ligados à lógica. São estáveis, persistentes e normalmente céticos. Valorizam a comunicação organizada e sistemática. Dão importância a falas e conclusões documentadas e detalhadas. Omitem ao máximo sentimentos se não forem essenciais aos fatos.
AFETIVOS
Os afetivos são enfáticos na interação humana. Sentem-se estimulados ao fazer contato com pessoas e demonstram preocupação e compreensão por elas. Quanto mais velhos, mais sentimentais se tornam. Dão mais crédito a explicações baseadas em fatos reais envolvendo pessoas reais.
PRAGMÁTICOS
Os pragmáticos valorizam a ação, vêem as ações específicas dos outros como a melhor indicação de seu comprometimento. Não querem ouvir detalhes adicionais de coisas já entendidas e por vezes mostram-se impacientes e ansiosos. Os pragmáticos preferem uma abordagem específica e prática.
A partir destas dicas tente descobrir seu próprio estilo. Nos seus próximos contatos profissionais, lembre-se: não tente fazer o seu estilo prevalecer sobre o do entrevistador, pois isto costuma ser desastroso. Verifique os sinais percebidos e adapte-se: você se sentirá mais seguro e encontrará abertura para dizer tudo que pretende.

Avalie:

Comentários 0 comentário

Os comentários estão desativados.