Muitas pessoas ainda têm dúvidas na hora de fazer seu currículo e acabam arriscando, por isso cometem muitos erros de elaboração. Para evitá-los, é preciso atenção e cuidado quando for preencher os dados.
Quais são os erros de elaboração de currículo mais cometidos?
Falta de dados e informações
Acredite se quiser, mas tem muito recrutador que recebe currículo sem nome, telefone ou e-mail. Por mais que o candidato tenha o perfil que a empresa busca, a falta de informações complica um possível contato. Fique muito atento a isso.
Se candidatar a uma vaga diferente da sua formação ou perfil
Fique atento na hora de se candidatar em sites de vagas. Geralmente você tem a opção de se candidatar em até três áreas de interesse, que são interligadas. É preciso ter atenção para não acabar se candidatando para uma área com o nome parecido com a que você atua e acabar perdendo alguma oportunidade.
Currículo incompleto
Quando for preencher um currículo on-line lembre-se de preencher ele todo. Assim como o currículo de papel, ele deve carregar todas as informações necessárias sobre seu perfil. Pular etapas ou deixar partes em branco te prejudicam e diminui o número de visualizações do seu currículo feitas por recrutadores.
Não informar projetos universitários ou sociais
As empresas tem interesse em candidatos com um algo mais. Participar de projetos sociais ou projetos na faculdade pode fazer a diferença e devem ser colocados no final do currículo, nas “Informações Adicionais”.
Currículo muito extenso
Deve-se tomar cuidado com currículos muito longos. Elabore um currículo com duas páginas no máximo, com as informações mais importantes e relevantes da sua carreira.
Erros de português
Um erro grave. Você começa a ser avaliado desde o momento que o recrutado lê seu currículo. Use o corretor ortográfico e peça para alguém revisar.
Redundância
Cada informação no currículo deve ser única. Se você optou pelo “Resumo das Qualificações” no início do documento não há necessidade de detalhar função e atividades realizadas na empresa no campo “Experiências Profissionais”. Nesse caso, informe apenas o nome da organização e o período que ficou nela. A redundância só se justifica se você tiver experiência em diversas companhias e atuou em atividades diferentes em cada uma delas. Lembre-se: o emprego mais recente vem primeiro e assim sucessivamente.
Despersonalização e exageros no currículo
Currículos iguais, com a mesma formatação ou mesmo estilo. Ou então currículos com fonte tamanho 20 no nome, bordas e margem do currículo com desenhos. É preciso tentar se destacar dos demais com um currículo diferente, mas não se esqueça de que ele é um documento, preze pelo bom senso.
Informar o e-mail corporativo
Outra falha gravíssima. Além de correr o risco de perder a vaga para qual você se candidatou, você pode colocar em risco seu emprego atual. Use sempre seu e-mail e telefone particulares.
Comentários 0 comentário