Por Renata Silva
Escolhida como a 31ª melhor empresa para se trabalhar na América Latina, a Apsen Farmacêutica é um exemplo de profissionalismo e qualidade de vida para seus funcionários. Para explicar o segredo da companhia, o presidente Renato Spallicci conta com exclusividade ao Empregos.com.br como faz da sua organização um modelo de gestão vitoriosa, rentável e, principalmente, social.
Nos quatro últimos anos, a Apsen consta entre as 150 Melhores Empresas para Você Trabalhar escolhidas em 2004, 2005, 2006 e 2007 pelas revistas Exame e Você S.A. e entre as 10 Melhores para a Mulher Trabalhar. Além disso, a companhia também foi eleita uma das 50 Melhores Empresas para o Executivo Trabalhar, ficando em 12° lugar nesse ranking, divulgado pela Você S/A. Em 2007, ganhou pela segunda vez consecutiva como a Melhor Empresa para Estagiar, segundo o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE).
Para o futuro, Spallicci pretende transformar a Apsen em “a melhor indústria farmacêutica do Brasil, aquela com os melhores produtos, os melhores profissionais, os melhores resultados e sendo o melhor lugar para se trabalhar”.
Empregos.com.br – Por favor, fale um pouco de sua formação?
Renato Spallicci – Nunca parei de estudar. Até hoje sou um aprendiz, um estudante da vida. Além de jornais e revistas científicas, leio uma média de seis livros por mês, principalmente sobre a natureza das pessoas e do comportamento humano. E, sobretudo, observo as pessoas e procuro interagir sempre com elas. Essa vivência – e o aprendizado que temos por meio dela – é, na verdade, nossa principal formação.
Empregos.com.br – Como foi a trajetória da Apsen Farmacêutica?
Spallicci – O compromisso com a saúde e a excelência de seus produtos, além da qualidade de vida do capital humano da empresa, faz da Apsen uma companhia de destaque no mercado farmacêutico. São quase 40 anos de muita garra, ousadia e investimentos em um modelo de Gestão do Bem e alta tecnologia que resultam em uma conquista cada vez maior do setor. A Apsen, 100% nacional, atua em áreas como urologia, reumatologia, ortopedia, otorrinolaringologia, neurologia, geriatria, psiquiatria, ginecologia, gastroenterologia, pediatria, entre outras, e é pioneira no desenvolvimento de produtos como a enzima purificada hialuronidase, de fabricação própria.
Empregos.com.br – O que é a Gestão do Bem, como ela funciona?
Spallicci – Poderia ficar horas falando para você o que é a Gestão do Bem. Mas vou simplificar dizendo que se trata de um modelo de gestão de pessoas que necessariamente coloca o ser humano acima do técnico; o coração acima da razão; a solidariedade acima da competição; a competência emocional e espiritual acima da técnica; os valores essenciais acima da busca desenfreada pelos números. Em poucas palavras, a Gestão do Bem procura fazer com que uma equipe seja uma família, com todos os mesmos ingredientes e valores essenciais, mas sem perder de vista os resultados necessários ao negócio. Investimos na felicidade das pessoas – o lucro é conseqüência natural.
Empregos.com.br – A Apsen era uma empresa familiar, como a administração de uma organização, por meio de uma sucessão empresarial, deve ser gerida entre os familiares?
Spallicci – A Apsen não é mais uma empresa familiar. Há cerca de quatro anos que ela vem em um processo gradual de profissionalização. No entanto, devido ao seu modelo de gestão, ela mantém suas raízes, sua cultura e seus valores familiares, ou seja, administra seu negócio não apenas com forte foco em resultados, mas com igual peso com foco nas pessoas, com grande ênfase na qualidade de vida, no equilíbrio da vida pessoal e profissional e na manutenção dos valores básicos da família: comprometimento, amor e respeito ao próximo, espiritualidade e ética.
Empregos.com.br – Qual o segredo do sucesso de sua companhia? Que tipo de administração o senhor adotou que foi merecedora de vários prêmios?
Spallicci – O grande diferencial da Apsen está no seu modelo de gestão de pessoas. Numa época em que as empresas em geral pressionam demasiadamente seus funcionários para a busca dos resultados e do lucro, a Apsen não está disposta a pagar, por esses resultados e lucros, o preço de ter funcionários tristes, estressados, deprimidos ou insatisfeitos. Alegria e felicidade são buscas permanentes no nosso modelo de gestão. Os prêmios aos quais você se refere resultam do reconhecimento dos nossos colaboradores pelo empenho da Apsen em proporcionar a eles e seus familiares um padrão de vida e de trabalho dignos do ser humano.
Empregos.com.br – Como foi para o senhor receber esses prêmios? A partir deles houve um incentivo maior para que a empresa continuasse crescendo?
Spallicci – Esses prêmios nos deixam muito felizes, mas não nos fazem esmorecer na busca contínua pela qualidade de vida e trabalho. O importante é que pratiquemos de verdade aquilo que nossa Gestão do Bem solicita. Os prêmios são conseqüências dessa gestão e também são muito importantes porque demonstram que nossos funcionários – que são aqueles que nos elegem – reconhecem a qualidade das nossas práticas e políticas.
Empregos.com.br – O senhor sempre participou ativamente da empresa? Que tipo de aprendizado obteve com as gerações passadas?
Spallicci – Sempre vivi e continuo vivendo a Apsen 24 horas por dia! Não sou centralizador, mas faço questão de acompanhar tudo o que acontece em nossa empresa. Às vezes, para tomar decisões, outras vezes para dar sugestões e, muitas vezes, para aprender. As gerações passadas nos legaram lições e exemplos importantes que devem ser seguidos e, quando necessário, atualizados. Mas a geração do presente e, sobretudo, a geração do futuro – os jovens – nos ensinam muitas coisas com as características da inovação e da ousadia.
Empregos.com.br – Como se preparou para assumir a presidência da organização?
Spallicci – Praticando o nosso negócio, fazendo o nosso negócio. Não sou um teórico, sou bastante prático, apesar de agir e decidir muito com o coração, muitas vezes acima da razão. Mas continuo acreditando que a melhor forma de aprender é fazendo, estando receptivo para aprender e renovar-se. Já fui propagandista, já trabalhei na produção, na administração e, o que é mais importante, sempre interagi com pessoas. Acho até que esse é o aprendizado mais importante para quem quiser liderar qualquer negócio: gostar de pessoas, respeitá-las, valorizá-las e viver em harmonia com elas.
Empregos.com.br – Qual foi o grande desafio que enfrentou antes e depois de assumir a presidência da empresa?
Spallicci – Todo negócio tem muitos e variados desafios e é necessários vencê-los para sobreviver e vencer na acirrada competição que há em nosso segmento. No entanto, resultados são atingidos por pessoas. Por isso, acredito que o maior desafio não está na esfera técnica, comercial nem administrativa, mas, sim, na esfera comportamental. Conhecer as pessoas, gostar delas de verdade, lidar positivamente com suas limitações, desenvolver continuamente suas competências, mantê-las motivadas, comprometidas e felizes, eis o grande desafio dos líderes. A julgar pelos prêmios que há quatro anos consecutivos estamos ganhando e pelo constante crescimento do nosso negócio, estamos conseguindo superar esse desafio.
Empregos.com.br – Como funciona a política de relacionamento da empresa com seus funcionários?
Spallicci – Diariamente, por meio de ações, práticas e políticas, procuramos desmistificar esse destruidor vírus organizacional chamado “poder”. Para nós, hierarquia é para uso externo. Internamente, somos todos iguais, não há “chefes” nem “subordinados”. Há uma equipe de parceiros e colaboradores que, harmoniosa e solidariamente, buscam os mesmos resultados. Nosso relacionamento é informal, alegre e afetuoso com todos. Esta é a Gestão do Bem.
Empregos.com.br – Quais foram as grandes mudanças que ocorreram na administração da companhia ao longo de seus 40 anos?
Spallicci – A grande mudança foi e continua sendo a transição de empresa familiar para uma empresa moderna, profissional e futurista.
Empregos.com.br – A Apsen trabalha também com diversos projetos sociais, esportivos e artísticos. Como essas ações foram idealizadas e quais os benefícios que elas trazem à empresa?
Spallicci – Quando pensamos em proporcionar felicidade, bem-estar e qualidade de vida aos funcionários, não podemos deixar de incluir a arte, o esporte e as ações sociais. É uma tendência natural e por causa dela nasceram nossos projetos. Temos, por exemplo, um programa chamado “Pintando o 7” , que consiste em ministrar mensalmente aulas práticas das mais diversas formas de arte para os filhos dos nossos funcionários até 14 anos de idade. É nossa contribuição para difundir a arte e a cultura entre nossos colaboradores e familiares. No campo esportivo, participamos de vários torneios externos, temos campeonatos internos, ginástica laboral e massagem. No campo social, mantemos um grupo interno que promove campanhas de doações às comunidades carentes e entidades assistenciais, estimulamos o voluntariado, participamos do Teleton. Todos esses programas despertam no nosso colaborador o gosto pelas atividades não necessariamente ligadas ao trabalho, mas ligadas à melhoria da essência humana.
Empregos.com.br – Quais foram ou ainda são os maiores desafios na sua carreira?
Spallicci – O maior desafio continua existindo: o de levar os colaboradores a acreditar que amanhã podemos ser melhores do que somos hoje – pessoal e profissionalmente. E assim aproveitar todas as oportunidades de evoluir.
Empregos.com.br – Quais quesitos você considera importante para uma boa gestão administrativa?
Spallicci – Um bom coração para entender as pessoas e seus sentimentos. E um elevado bom senso para não perder o foco nos resultados.
Empregos.com.br – Como os profissionais, os executivos e os administradores podem reciclar seus conhecimentos e alavancar sua carreira e sua empresa?
Spallicci – Sendo humildes o suficiente para saberem que sempre podemos melhorar e estando receptivos para as oportunidades de crescimento. A busca pela reciclagem deve partir da própria pessoa, muito antes que seja sugerida pela empresa. Desta maneira, quem alavanca a carreira do funcionário é ele próprio.
Empregos.com.br – Quais os planos que a Apsen reserva para o futuro a pequeno, médio e longo prazo?
Spallicci – Queremos ser a melhor indústria farmacêutica do Brasil – aquela com os melhores produtos, os melhores profissionais, os melhores resultados e sendo o melhor lugar para se trabalhar.
Entrevistas – Renato Spallicci: Gestão do bem
Renato Spallicci fala de sua experiência na presidência da Apsen e de como a colocou na lista das melhores empresas para se trabalhar
Avalie:
Comentários 0 comentário