Carreiras | Empregos

Por Rômulo Martins
Formação e experiência vastas é a chave para o sucesso profissional, atesta Cristiana Agostini, que assumiu recentemente a gerência da área de Digital Marketing da LG Electronics Brasil. Formada em Propaganda e Espanhol pela Universidade de Miami, com MBA em Marketing pelo COPPEAD (RJ) e curso executivo de Marketing para Tecnologias Inovadoras na Harvard Business School, Cristiana ingressa na LG com a tarefa de aumentar e inovar ainda mais a participação da empresa no mundo virtual.
Com mais de dez anos de experiência na área de marketing digital, ela já atuou em empresas como Young & Rubicam em Miami, McCann Ericksson no Brasil, NBS, Globo.com, Mobile for You e Yahoo! América Latina.
No Brasil, a LG opera desde 1996, onde comercializa um amplo line up de produtos, com cerca de 350 itens, como TVs tela fina (LCD e plasma) e CRT Slim (tubo reduzido), DVDs, home theaters, notebooks, dispositivos ópticos, celulares, dentre outros.
Em 2008, a empresa faturou US$ 2,8 bilhões, crescimento de 12% em relação a 2007. Atualmente, a LG Brasil é um dos principais focos de negócios da LG Electronics global. Ao todo, são cerca de 4,8 mil colaboradores em todo o país. Em entrevista ao Empregos.com.br, Cristiana fala sobre suas experiências profissionais e sobre o papel da área de Digital Marketing nas empresas. Confira!
Empregos.com.br – Em que consiste a área de Digital Marketing da LG Electronics Brasil?
Cristiana Agostini – Para as grandes marcas, a Digital Marketing tem sido nos últimos cinco anos um dos maiores focos. As empresas continuam com a comunicação offline por uma questão histórica, mas eu vejo que elas têm entendido o poder dos consumidores na internet, em termos de sabedoria, opinião e interação com a marca que o universo online propicia.
Empregos.com.br – Como vai ocorrer a participação e inovação da empresa no mundo virtual?
Cristiana Agostini – Nós já vínhamos trabalhando essa iniciativa. Nosso papel é se dedicar e investir cada vez mais na mídia social para entendermos como o usuário interage com a máquina.
Empregos.com.br – Qual o perfil dos clientes da área de Digital Marketing? Quais as principais estratégias para falar com eles?
Cristiana Agostini – Ele é um consumidor que está – ou pode estar – 24 horas no ar e, geralmente, um público mais dinâmico. Acessa a internet porque sabe que pode fazer comparação de preços ou verificar a resenha de um produto rapidamente. O imediatismo, às vezes, é muito grande. Para falar com esse consumidor você tem de possuir uma comunicação muita rápida, dinâmica e entender a língua dele. As pessoas podem achar que a maioria do público é jovem pela característica do meio, porém, na internet, encontram-se vários perfis, como as donas de casa. Eu não diria que a comunicação “on” é muito diferente da offline, mas no meio online ela é mais dinâmica.
Empregos.com.br – Qual a importância da área de Digital Marketing para a LG Brasil?
Cristiana Agostini – A importância da Digital Marketing e da comunicação offline é igual na LG. A aplicação da mídia depende muito da campanha a ser desenvolvida, isso engloba produto, objetivos, público.
Empregos.com.br – Como você concilia a vida pessoal e profissional?
Cristiana Agostini – Existe uma linha muito tênue aí (risos). O profissional de Digital Marketing tem de fazer um esforço para distanciar-se do trabalho senão começa a interferir no pessoal. Não abro mão da minha hora de lazer, do meu fim de semana. Porém, invariavelmente eu navego na internet e, às vezes, sem querer acabo trabalhando. Ou seja: ao mesmo tempo em que há mobilidade e disposição, existe a dependência.
Empregos.com.br – Como a sua formação contribui com sua carreira profissional?
Cristiana Agostini – Eu sempre quis trabalhar no meio online. Como eu me formei e trabalhei “lá fora”, quando vim ao Brasil consegui aplicar meu conhecimento de uma forma legal. No ano 2000, o país estava engatinhando nessa área, enquanto os Estados Unidos estavam dois anos a nossa frente. A formação “lá fora” foi importante no início da minha carreira.
Empregos.com.br – Quais experiências e aprendizados profissionais foram relevantes em sua vida e serão aplicados na LG?
Cristiana Agostini – Eu diria que tenho um perfil atípico. Atuei no universo das agências – trabalhando as mídias online e offline – e migrei para os portais, onde adquiri aprendizado sobre desenvolvimento de produto para a internet. Ao mesmo tempo, trabalhei na área de celulares. Essas experiências me deram uma visão 360 (graus) do digital e agregaram muito em minha carreira. Hoje me sinto uma profissional bastante completa e meus aprendizados estão sendo aplicados na LG.
Empregos.com.br – Qual o seu conselho para quem está iniciando e pensa em trabalhar na área de Digital Marketing?
Cristiana Agostini – Em primeiro lugar, uma boa formação. No Brasil temos excelentes profissionais da área digital, mas a área acadêmica é mais deficiente aqui do que exterior. Eu aconselho a leitura de referências “de fora”. O mercado é diferente, até porque a penetração da internet nos Estados Unidos, por exemplo, é muito maior, mas o aprendizado vale. Eles estão um pouco à frente dos brasileiros no quesito experiência do consumidor. Como o público “de lá” tem internet de qualidade há mais tempo, ele é mais exigente e a criação é realizada de uma outra maneira. É importante também buscar um pouco da experiência dos europeus.
Empregos.com.br – Como você pensa a área de Digital Marketing daqui a cinco anos?
Cristiana Agostini – A TV interativa vem aí e não vai ter como fugirmos do universo 360 digital. TV interativa e internet: pra mim, esse é o futuro. Será uma total convergência, não só tecnológica, mas também na comunicação.

Avalie:

Comentários 0 comentário

Os comentários estão desativados.