Carreiras | Empregos

por Renata Marucci
Este ano, classificado em 7º lugar no ranking da Revista EXAME, revelou suas características marcantes: a simplicidade e a atuação em diversos segmentos, mas sempre em cidades pequenas, visando o bem-estar dos colaboradores.
O diretor superintendente, Romeu Zema Neto, herdou da família Zema a humildade e o jeito de tratar todos como pessoas da família. Hoje, o trabalho do Grupo Zema rende bons frutos. É a prova de que é possível crescer acreditando nas pessoas. Nessa entrevista concedida ao Empregos.com.br, Romeu comenta o prêmio e conta como o uniforme do Grupo Zema – usado por todos os funcionários da empresa, incluindo o presidente – se tornou mais valioso do que roupa de grife.
Empregos.com.br – O Grupo Zema, em sua segunda participação no prêmio, se cl02assificou como a 7ª melhor empresa para trabalhar no Brasil, entre 374 concorrentes. O que isso muda na vida da empresa?
Romeu Zema Neto
– Gostaria que isso não interferisse em nada. Que essa boa classificação seja apenas vista como uma recompensa ao trabalho bem feito e não como algo que deva ser venerado. Esse tipo de resultado é bastante perigoso para o futuro desempenho da empresa, já que pode gerar um certo clima de total sucesso, onde nada mais precisa ser melhorado. Em contrapartida, faz um bem enorme e colabora para que as pessoas sintam mais orgulho da empresa. Já tem até uma brincadeira sobre o uniforme que usamos rodando pela empresa: “Nossa camisa deixou de ser uniforme para ser roupa de grife”. Isso é muito bom.

Empregos.com.br – A história de vocês é marcada pela simplicidade e pela preocupação com o bem-estar dos funcionários. Qual é a história das pessoas que trabalham com vocês?

Romeu Zema Neto – A nossa história e a história das pessoas que trabalham com a gente são bem parecidas. Por exemplo, oito dos nossos diretores começaram suas carreiras aqui, como frentistas, conferentes, vendedores. A verdade é que todo mundo começa de baixo, batalha bastante e cresce. Essa é a história da empresa e de nossos funcionários. Sempre mantendo a simplicidade.
Empregos.com.br – Vocês receberam nota máxima (cinco estrelas) nos itens “Camaradagem no ambiente de trabalho” e “Clareza e abertura na comunicação interna”. Isso é estendido a todo o Grupo Zema. Como conseguem isso? Quais as ferramentas e os incentivos utilizados para despertar esse sentimento em quem trabalha com vocês?
Romeu Zema Neto – Bem, clareza e abertura na comunicação interna acontecem porque temos como premissa não esconder nada de ninguém. Todos os funcionários têm acesso a toda a diretoria. Além disso, ninguém tem secretária, cada um atende seu próprio ramal e o refeitório é o mesmo para todo mundo, o que facilita bastante o contato. Todo ano, fazemos uma agenda com todos os ramais, telefones celulares e residenciais de toda a liderança. Assim, qualquer pessoa que tenha algum problema ou idéia pode ligar para o responsável. Temos um jornal quinzenal (o editorial é escrito por mim mesmo) e um jornal virtual enviado a cada dois dias com notícias rápidas para que todos saibam o que acontece na empresa. Existe uma reunião mensal com todos os gerentes, que fazem uma ata para passar para a equipe. Com tudo isso, ainda investimos em convenções semestrais com todas as áreas.
Já para conseguir conquistar e manter a camaradagem no ambiente de trabalho, acredito que dar a mesma oportunidade de crescimento para todos é fundamental. Mais importante ainda é esse espírito de igualdade que existe entre todos aqui. Se eu tenho que carregar uma caixa cheia de documentos, carrego. Não fico esperando ninguém para carregar o peso por mim; e se estiver muito pesado, quem estiver passando por perto ajuda. Outro ponto que contribui é o bom humor da equipe, que está sempre disposta a contar piadas e a ajudar quem precisa.

Empregos.com.br – Segundo Robert Levering, organizador do guia da revista Fortune, versão americana do produzido pela EXAME, há 5 itens comuns entre as melhores empresas para trabalhar: clima familiar, exemplos inspiradores, ligação pessoal com a liderança, orgulho e atributos especiais, exclusivos. Na prática, como são esses itens no Grupo Zema?

Romeu Zema Neto – Vamos por itens. Clima familiar: somos muito informais, adotamos a política portas abertas, onde todos têm total abertura para criticar, sugerir e perguntar. Ninguém tem privilégios por causa do cargo. Por exemplo, tem gente que tem sala maior que a do presidente (Ricardo Zema). Em viagens, todo mundo se hospeda no mesmo hotel, almoça junto e se diverte junto. Exemplos inspiradores: nós acreditamos nos exemplos como um dos principais motivadores. Temos várias “palestras” onde os diretores contam suas histórias. O Ricardo (presidente do Grupo) costuma fazer isso. Ele conta histórias de sucesso e de fracasso que valem mais do que aulas de teoria. Outra forma de ser exemplo é agindo como esperamos que todos ajam. Numa eventual inauguração de loja eu chego minutos antes ao local. Se vejo que o chão da nova loja está sujo, pego um pano e limpo. É assim que tem que ser. Todo mundo deve ajudar em tudo que puder. Ligação pessoal com a liderança: acho que é um dos nossos pontos fortes. Todos sabem quem é quem e como contatar qualquer pessoa da direção, sem medo. Orgulho: um dos fatores que alimenta de forma interessante esse orgulho é estarmos situados em pequenas cidades, bastante voltadas à agricultura e pecuária. A partir desse cenário, trabalhar no Grupo Zema tem o mesmo significado de trabalhar em uma multinacional, em São Paulo; porém, com uma qualidade de vida muito melhor. Atributos especiais, exclusivos: a nossa simplicidade. Nada é sofisticado. As nossas soluções são bastante caseiras e embora estejamos sempre nos atualizando sobre novas teorias e lendo diversos materiais, as decisões são tomadas com base no bom senso e na intuição.
Empregos.com.br – A história da família Zema tem muito em comum com a dos profissionais que trabalham no Grupo? Que lições vocês procuram passar?
Romeu Zema Neto –
É verdade. Assim como a maioria das famílias dos profissionais que trabalham no Grupo, a família Zema veio para o Brasil em 1898 e começou sua vida no País, trabalhando na zona rural. Por isso, tentamos sempre fortalecer a idéia de que é preciso se esforçar muito e por mais que consiga conquistar, é preciso ser humilde e estar sempre aprendendo com quem está a sua volta, para não ficar para trás.
Empregos.com.br – Em uma época em que todos pregam o foco em um único negócio, como o Grupo Zema consegue ter sucesso atuando em diversos setores (rede de eletrodomésticos, concessionárias de veículos, autopeças, material de construção, postos de combustível)?
Romeu Zema Neto –
Embora sejam negócios diferentes, todos têm a mesma forma de gerenciamento. O sucesso se deve ao fato de termos profissionais muito bem preparados para cada área. São profundos conhecedores do negócio em que atuam, com autonomia para tomar decisões e traçar estratégias, sempre mostrando resultados.
Empregos.com.br – Das áreas de atuação, qual tem expandido mais? Qual é a mais promissora? E qual irá ter maior demanda por contratação?
Romeu Zema Neto –
Das áreas em que atuamos, a que apresenta mais fragilidade, pela própria situação do mercado, é a de concessionárias. O mercado de eletrodomésticos e de combustível estão mais tranqüilos e apresentam melhores resultados. Porém as perspectivas para os próximos meses não são muito animadoras para nenhuma das áreas.
Empregos.com.br – Qual é o profissional ideal para trabalhar no Grupo Zema? Quais os caminhos para conseguir uma oportunidade na empresa?
Romeu Zema Neto –
O profissional ideal para trabalhar no Grupo Zema deve ser humilde, ter iniciativa, ser direcionado à ação ao invés de ficar discursando o tempo todo e gostar de lidar com pessoas. Outra característica fundamental é estar em constante desenvolvimento, sempre em busca de novos aprendizados, novas vivências. Para trabalhar com a gente, um bom começo é morar em uma das cidades em que atuamos e para nos contatar, basta enviar o currículo aos cuidados do diretor da área em que deseja atuar – o que pode ser feito pelo nosso site.

Empregos.com.br – Vocês têm funcionários de outros Estados? Como lidam ou lidariam com a adaptação e as diferenças culturais de colaboradores de fora? Isso está previsto?
Romeu Zema Neto –
Sim, nós temos uns 15 funcionários vindos de localidades diferentes das quais atuamos. Perto do total de funcionários da empresa esse número é muito pequeno. Eu diria que isso é meio proposital, pois preferimos contratar pessoas das cidades em que atuamos em função da dificuldade de adaptação a uma cultura empresarial menos pomposa.

Empregos.com.br – Vocês pretendem continuar participando da seleção das revistas EXAME e Você S.A. e buscar posições mais elevadas? O que será melhorado e modificado para isso?
Romeu Zema Neto –
Nós pretendemos continuar participando dessas seleções, independente da classificação. Isso porque esse tipo de projeto nos possibilita ter uma análise – feita por profissionais sem nenhum tipo de envolvimento com a empresa – do que está melhor e do que precisa ser melhorado para o sucesso da empresa. Por exemplo, algumas das ações tomadas durante este ano tiveram como base os resultados do relatório fornecido pela seleção do ano passado. Identificamos problemas nas áreas de treinamento (principalmente gerencial) e de ações sociais. Para este ano, não acredito que iremos realizar grandes mudanças ou implantar novos projetos e sim, investir para melhorar o que já construímos.
Você pode obter mais informações sobre o Grupo Zema e enviar seu currículo por meio do site www.grupozema.com.br

Avalie:

Comentários 0 comentário

Os comentários estão desativados.