Por Rômulo Martins
Você já foi convidado a falar sobre suas experiências e expectativas profissionais via telefone? Se não, prepare-se. Qualquer profissional que busque emprego pode receber ligações do recrutador. Consultores explicam que a entrevista por telefone é feita para averiguar o perfil técnico do candidato. Portanto, qualquer contradição entre o que foi escrito no currículo e o que é falado ao telefone mina a continuidade do profissional no processo de seleção.
“O principal objetivo da entrevista por telefone é fazer uma triagem inicial para verificar se o candidato atende ao perfil básico da oportunidade em questão. Averigua-se formação, domínio de idioma, experiência requerida, pretensão salarial”, afirma Tais Targa, especialista em Entrevista do Empregos.com.br e manager partner da TTarga Career Consulting.
Objetividade e interesse pela vaga de emprego
Ao receber o telefonema do recrutador a recomendação é certificar-se da privacidade para conversar. Dada a impossibilidade sugira um horário e telefone. “Deve-se inclusive evitar prolongar o assunto caso esteja no trânsito, trabalho ou em locais públicos. O ambiente barulhento tira a atenção do entrevistado e interfere na avaliação do recrutador”, diz Tais.
Outra orientação é responder as perguntas com tranquilidade. “Objetividade é fundamental”, destaca Margot Nick, manager da Kienbaum Brasil, consultoria de recursos humanos. Ela avisa que é preciso ser honesto acima de tudo. “Mesmo que o candidato não tenha o perfil para a posição atual, talvez possua experiência ou conhecimentos que interessem ao recrutador. É de bom tom atendê-lo com cordialidade e atenção.”
É importante demonstrar ainda interesse pela vaga. De acordo com Tais Targa, o candidato também pode fazer perguntas. “Pode perguntar qual é o salário e benefícios oferecidos e os principais desafios da oportunidade”, aponta. Questionar sobre a empresa – caso não a conheça – é igualmente recomendado, ressalta Margot Nick.
Fatores de eliminação
Uma das razões de eliminação na entrevista por telefone, segundo Tais, é a falta de fluência na língua inglesa. “Alguns headhunters (caçadores de talentos) fazem determinadas perguntas em inglês. Quando o profissional não consegue se comunicar por telefone é automaticamente eliminado. Outro exemplo de eliminação está relacionado à pretensão salarial do profissional.”
Margot ressalta que a não disponibilidade para mudar de cidade ou Estado com a família também é um dos principais motivos de descontinuidade nos processos seletivos.
+ perguntas feitas pelo recrutador na entrevista por telefone
- Fale mais sobre sua experiência profissional.
- O que está buscando no mercado?
- Qual é a sua pretensão salarial?
+ perguntas que podem ser feitas pelo candidato
- Quais os principais desafios da oportunidade.
- Qual o ramo de atuação da empresa? (caso não saiba)
- Qual é o salário?*
- A empresa oferece benefícios?*
*ao fim do contato telefônico
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