por Camila Micheletti
Para se tornar um grande executivo, algumas características são imprescindíveis, como determinação, ousadia, paixão e até mesmo um pouco de sorte. Todas estas são características que Luiz Wever, consultor de carreira e diretor da BW Consultoria, apresenta de sobra. Após atuar por quase 12 anos na área de Marketing e Vendas em empresas como TecToy e Brastemp, Luiz esteve em contato com headhunters, e foi aí que surgiu a oportunidade para trabalhar na na Spencer Stuart, onde ficou por três anos, como consultor em Serviços, Bens de Consumo e Área Industrial. Porteriormente, passou pela TMP Worldwide, atuando como membro executivo das áreas Industrial e Health Care. Há 2 meses, aceitou o desafio de lançar sua própria empresa – a BW Consultoria -, em parceria com Francisco Britto, que é uma integradora de soluções de capital humano. Luiz afirma que “está concretizando um sonho antigo, de fazer um serviço mais especializado, com foco em executive search”.
Confira, nesta entrevista exclusiva ao Empregos.com.br, o que Luiz pensa sobre jobhunting, liderança e como tem sido seu trabalho na nova empresa.
Empregos.com.br – O que fazer para ser próativo e manter-se competitivo no mercado?
Luiz Wever – O executivo que quer manter sua empregabilidade hoje precisa apresentar algumas características e atitudes esperadas pelo mercado. São pessoas altamente empreendedoras, multiculturalistas, que vêem o mercado como um todo e não apenas na área em que ele atua, sabem analisar a empresa com foco no negócio, usam a informação e o conhecimento que eles já têm para escolherem um foco e serem melhores que os outros, são criativos, possuem uma liderança baseada na informação e nas experiências de carreira que ele já tem.
Empregos.com.br – Qual a melhor forma de buscar emprego hoje?
Luiz Wever – O executivo aprendeu a buscar as oportunidades. Normalmente, o headhunter é contratado pela empresa que oferece as vagas, pode-se dizer que ele auxilia o executivo cerca de 10 a 15% na busca de vagas. O resto depende dele gerar oportunidades e se fazer perceber no mercado. A experiência é a soma de todos relacionamentos que ele teve ao longo da carreira. O profissional deve ser seu próprio gestor da busca por uma nova oportunidade. Aconselho também a estar sempre nos segmentos de conhecimento, identificar pontos fracos na carreira que precisam ser melhorados e ainda desenvolver a capacidade de relacionamento.
Empregos.com.br – Como tem sido o trabalho de vocês na BW Consultoria?
Luiz Wever – Diferentemente de outras consultorias, que avaliam só o lado psicológico, no caso das consultorias de RH, ou então só o lado vivencial, no caso dos headhunters, nós utilizamos os dois critérios, buscamos avaliar a empresa da forma mais completa possível, para poder identificar suas necessidades de uma forma global. Analisamos ainda a cultura brasileira e o jeito brasileiro de fazer negócios, coisa que as grandes consultorias, provenientes dos Estados Unidos, não levam em conta. Também fazemos estruturaçvão dos conselhos de administração, auditoria do capital humano – no caso da empresa que está passando por um processo de fusão, por exemplo. Tomamos as decisões de acordo com o perfil dos funcionários e netregamos as ferramentas que a empresa precisa. Com isso, a organização sente que tem valor agregado, que pode atingir seus objetivos a partir dos resultados descobertos com o nosso trabalho.
Empregos.com.br – Você vem de uma experiência de Internet adquirida na TMP, que é sócia de um grande portal de empregos americano. Como pretende usar as facilidades da Web na sua nova empresa?
Luiz Wever – Ainda não está nada definido, mas estamos estudando uma aliança com uma ferramenta de internet sim. Acredito que a Internet facilita e muito a busca de profissionais, mas ao mesmo tempo tem seu lado ruim porque a busca virou uma comoditie hoje. O banco de dados da BW já tem mais de 20 mil executivos, mas queremos muito mais.
Empregos.com.br – Você e seu sócio, Francisco Britto, acabam de lançar um livro. Conte-me um pouco sobre este projeto.
Luiz Wever – O livro “Vivendo, Aprendendo & Ensinando” conta a história de 25 executivos e suas trajetórias de sucesso. São nomes como Álvaro de Souza (Citibank), Ana Carmen Longobardi (Talent), Elena Landau (Elandau), Fernando Xavier (Telefônica), Francisco Gros (BNDES), Nizan Guanaes (IG), entre outros. Com base nas experiências dos líderes, o livro mostra caminhos que podem ser seguidos pelas empresas. As empresas precisam entender que que as coisas precisam se reinventar, é necessário um novo posicionamento da companhia no mercado.
Entrevista – Luiz Wever
Para se tornar um grande executivo, algumas características são imprescindíveis, como determinação, ousadia, paixão e até mesmo um pouco de sorte
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