Carreiras | Empregos

por Juliana Ricci
Uma empresa de pequeno porte do setor moveleiro de Mirassol, interior de São Paulo, classificada pelo Guia Exame como a segunda melhor empresa brasileira para se trabalhar. Engano? Não análise correta e imparcial da realidade.
Com apenas 274 funcionários, a Casa Verde Móveis oferece salários acima da média de mercado na região e boas oportunidades de carreira e treinamento. O índice de satisfação das pessoas que trabalham na empresa é extraordinário e comprova que o investimento no capital humano pode ser bem lucrativo.
Para o ano que vem, a empresa lança um catálogo de móveis para a classe A e espera aumentar o faturamento em 60% e o volume de produção em 30%. Para isso, a Casa Verde pretende contratar 120 novos funcionários para integrar esse time de camaradagem e de sucesso.
Luís Henrique Dalul, presidente da Casa Verde Móveis, fala nessa entrevista para o Empregos.com.br como fazer uma empresa pequena se tonar uma GRANDE empresa.

Empregos.com.br – Como uma empresa pequena como a Casa Verde, consegue ser a Segunda melhor empresa brasileira para trabalhar e ficar logo atrás de uma empresa como o Mc Donald´s – oferecendo remuneração quase igual à dele para níveis médios e operacionais?
Luís Henrique Dalul –
Estar entre as melhores não depende do tamanho da empresa, mas da vontade de adotar políticas de respeito e valorização das pessoas.
Empregos.com.br – Nesses 46 anos de empresa, quais os valores e as ações responsáveis pelo sucesso e pelo crescimento?
Luís Henrique Dalul –
Nós acreditamos em alguns princípios, entre eles, investir na Empresa e nas Pessoas ao mesmo tempo. Além disso, temos outras ações que dão oportunidade de desenvolvimento profissional. Através de programas de integração para estimular o relacionamento interpessoal, conseguimos unir nossos colaboradores. Adotamos também um pacote de benefícios especiais, programas para reconhecimento pelo bom desempenho, técnicas para o envolvimento dos funcionários nas decisões da empresa e comunicação rápida e transparente para compartilhar informações, além de realizarmos avaliação de desempenho e feedback pelo trabalho realizado.
Empregos.com.br – A história de vocês é marcada pela expansão – tecnológica, de espaço, de pessoas e de faturamento. Qual é a história das pessoas que trabalham com vocês?
Luís Henrique Dalul –
A história dos nossos colaboradores se confunde muito com a nossa. A trajetória de pessoas humildes, honestas, que evoluíram profissional e pessoalmente, junto com o crescimento da empresa. Outra característica das pessoas daqui é a religiosidade e o espírito de solidariedade que fortalecem nossos trabalhos sociais e estimulam o clima de harmonia no trabalho. Enfim, é uma história com final feliz para os que acompanharam e se adaptaram às mudanças tão rápidas da Casa Verde.
Empregos.com.br – Empresas familiares, como a Casa Verde, geralmente sofrem pelo fato das questões pessoais muitas vezes superarem as profissionais na condução dos negócios. Como vocês administram isso?
Luís Henrique Dalul –
Exemplo disso foi o período de transição após a morte do meu pai, o fundador da Casa Verde, João Nasser Dalul, quando meus dois irmãos e eu assumimos a administração da empresa. Em função de divergências administrativas, a empresa passou por sérias dificuldades. Administramos isso, transformando os obstáculos em desafios.
Empregos.com.br – Um dos itens que mereceu nota máxima (cinco estrelas) na Casa Verde foi “Orgulho do trabalho e da empresa”, que é algo extremamente difícil de conseguir. O que vocês fazem, na prática, para conseguir isso? Quais as lições para quem deseja fazer com que seus colaboradores sintam orgulho da empresa?
Luís Henrique Dalul –
Oferecemos ambiente de trabalho, limpo, seguro e com ótimas instalações, psicológico e emocionalmente saudável. Temos, por exemplo, refeitório que servem refeições balanceadas, local para descanso, lazer, biblioteca, café da manhã e lanche da tarde. Temos também o Programa Vida Saudável e Mais Conhecimento. Em 2001 lançamos o Projeto Luz, que premia a participação dos funcionários na administração da empresa. Temos o Prêmio de Assiduidade, Prêmio mensal de produtividade e semestral de participação nos resultados. Nossos projetos ultrapassam as fronteiras da empresa e chegam às favelas e às instituições de caridade onde nossos colaboradores participam de vários projetos sociais.
Acreditamos que eles sintam orgulho por pertencer a uma empresa sólida, reconhecida pela qualidade dos seus móveis, aberta às idéias e sugestões, uma empresa que incentiva projetos sociais e tem proximidade com seus empresários.
Empregos.com.br – Segundo Robert Levering, organizador do Guia semelhante produzido pela revista Fortune, há 5 itens comuns entre as melhores empresas para trabalhar: clima familiar, exemplos inspiradores, ligação pessoal com a liderança, orgulho e atributos especiais, exclusivos. O Sr. pode explicar como são, na prática, esses itens na Casa Verde?
Luís Henrique Dalul –
O clima familiar com integração total em comemorações e eventos e a igualdade entre todos os níveis hierárquicos são pontos fortes da nossa empresa. A nossa Administração tem portas abertas com livre acesso a qualquer nível hierárquico. Temos também, exemplos inspiradores com a participação ativa dos empresários nas ações sociais.
O orgulho por estar entre as melhores do Brasil, os trabalhos em prol da comunidade e meio ambiente, o carinho e respeito com que são tratados os funcionários e a integração da família na empresa são com certeza os itens que classificaram a Casa Verde como a segunda melhor empresa para trabalhar.
Empregos.com.br – Há uma crença de que no interior ou longe das capitais não há oportunidade de emprego. Vocês contrariam essa afirmação, pois vêm aumentando o quadro de funcionários constantemente. Como está o mercado de trabalho no segmento moveleiro atualmente? Quais as oportunidades de crescimento, de contratação? Quais os planos da Casa Verde?
Luís Henrique Dalul –
Para as empresas inovadoras, com design moderno, que fazem produto de qualidade sempre há espaço para crescer. Estamos ampliando nossa área fabril e pretendemos à partir do início de 2002 entrar no mercado de cozinhas e armários planejados. Prevemos a contratação de mais 120 colaboradores.
Empregos.com.br – Qual é o profissional ideal para trabalhar na Móveis Casa Verde? Quais os caminhos para conseguir uma oportunidade na empresa?
Luís Henrique Dalul –
O perfil ideal é parecido com o dos colabores que já temos na empresa. Honestidade em primeiro plano, bom humor, perfil dinâmico e inovador. Acredito que o caminho para conseguir uma oportunidade aqui seja o mesmo das outras empresas: buscamos pessoas que desejam o crescimento profissional e sejam apaixonadas por desafios.
Empregos.com.br – Vocês pretendem continuar participando da seleção das revistas Exame e Você S.A. e buscar posições mais elevadas? O que será melhorado e modificado para isso?
Luís Henrique Dalul –
Pretendemos continuar sendo excelência em gestão de pessoas e queremos ser a número um para nossos funcionários e clientes. Estamos revendo todo o planejamento estratégico de RH. Todos os nossos projetos e programas estão sendo aprimorados.

Avalie:

Comentários 0 comentário

Os comentários estão desativados.