por Juliana Ricci
Se você quiser entender a importância dada aos funcionários da Todeschini, empresa gaúcha que produz móveis residenciais, só precisa conhecer o lema da empresa: “O coração da casa”. Debaixo do teto da empresa, convivem 480 profissionais prá lá de satisfeitos, que aplicam na fabricação dos quartos e cozinhas modulares, considerados o coração da casa, o mesmo empenho demonstrado pela empresa ao oferecer a eles benefícios como consultas médicas na própria empresa, cestas básicas para quem não falta durante a semana e as “libras sisterlinas”, prêmio em dinheiro para as melhores idéias. O presidente da empresa, José Eugênio Farina, aposta em cuidados que extrapolam os limites da fábrica e atingem em cheio a comunidade de Bento Gonçalves, cidade onde a Todeschini está instalada. Os funcionários da empresa são estimulados a atuar em creches como voluntários e a brigada de incêndio já chegou a apagar o fogo que consumia imóveis na cidade. Conheça aqui um pouco mais sobre a Todeschini.
Empregos.com.br – A Todeschini, com apenas 480 funcionários, classificou-se como a décima melhor empresa brasileira para trabalhar, entre 374 concorrentes. O que isso muda na vida da empresa? Isso prova que é possível fazer muito com pouco?
José Eugênio Farina – Com certeza. A partir de agora aumenta muito a nossa responsabilidade, pois hoje nos tornamos uma empresa referência, recebemos milhares de currículos vindos de todo o Brasil. Essa conquista fará com que busquemos sempre a melhoria contínua , dentro da filosofia que escolhemos, valorizando os aspectos sociais da organização. Aumenta também a responsabilidade de nossos colaboradores, pois a conquista é fruto do retorno deles aos programas implantados pela empresa. Para buscar qualidade total e estabelecer políticas adequadas de recursos humanos, “tamanho não é documento”.
Empregos.com.br – A história de vocês é marcada pela expansão tecnológica, de espaço, de pessoas e de faturamento. Qual é a história das pessoas que trabalham com vocês?
José Eugênio Farina – É uma história de identificação com a empresa, de dedicação e de busca constante das metas e indicadores que são estabelecidos conjuntamente.Nosso pessoal também observa e respeita nosso princípio de “Desenvolvimento”, buscando sempre o aperfeiçoamento e o aprendizado.
Empregos.com.br – Vocês receberam cinco estrelas (nota máxima) no item “Camaradagem no ambiente de trabalho”. Como a Todeschini consegue isso? Quais as ferramentas e os incentivos utilizados para despertar esse sentimento em quem trabalha com vocês?
José Eugênio Farina – Isso não se consegue por decreto ou simplesmente “implantando” camaradagem. O somatório de ações – na área de recursos humanos, políticas claras e objetivas, transparência nas informações – é o que faz a diferença. Costumo dizer que nossa empresa não tem paredes, porque todos conhecem nossas metas, nosso faturamento e tudo o que acontece aqui dentro. As reuniões semanais com nossos funcionários na sala da presidência tem nos aproximado muito. As políticas são idênticas para todos, não há privilégios para ninguéme a única diferença são as faixas salariais, conhecidas por todos. Programas de congraçamento também têm sido importantes para unir nossos colaboradores e familiares. Não temos ferramentas para a camaradagem, o que temos é um grande ambiente familiar.
Empregos.com.br – Segundo Robert Leverin, organizador do Guia semelhante ao da EXAME, produzido pela revista Fortune, há 5 itens comuns entre as melhores empresas para trabalhar: clima familiar, exemplos inspiradores, ligação pessoal com a liderança, orgulho e atributos especiais, exclusivos. O Sr. pode explicar como são na prática estes itens na Todeschini?
José Eugênio Farina – Clima familiar é a base da nossa empresa, pois todos trabalham na organização como se fossem donos dela. Nossa remuneração variável, baseada em treze indicadores de desempenho, além da remuneração por sugestão, é outro grande incentivo. A liderança da companhia, através da presidência e da alta administração, está diariamente presente em todas as áreas da organização, formando uma corrente única. O orgulho está presente no nosso princípio de ” Imagem”, que representa o sentimento do que somos e do que fazemos.
Empregos.com.br – A sua história tem algo em comum com a dos profissionais que trabalham na Todeschini? Que lições o Sr. procura passar para eles?
José Eugênio Farina – Sim, a minha história tem muito a ver com os profissionais que atuam na Todeschini. Sempre fui um homem dedicado ao trabalho, nunca tive tempo para pensar em outras coisas a não ser no trabalho, boa parte desta equipe que está comigo hoje ajudou-nos a erguer esta empresa das cinzas que a destruíram no ano de 1971. Nossas histórias de certa forma se confundem. Os mais novos não tiveram dificuldades de assimilar nossa filosofia. As lições que procuro passar são da humildade e da simplicidade, enfatizando sempre que não devemos nos debruçar sobre as conquistas alcançadas. Nosso desafio é constante, procuro mostrar a eles que devemos perpetuar a nossa empresa, pois a nossa “pessoa jurídica” tem que continuar firme para gerar empregos para as gerações futuras.
Empregos.com.br – Duas das 10 melhores empresas para trabalhar são fabricantes de móveis. O que isso significa? O segmento está em alta? Os fabricantes têm conseguido bons resultados e isso se reflete nas condições de trabalho dos colaboradores? Ou é o contrário?
José Eugênio Farina – Vejo esse fato com alegria. Nosso segmento é bastante competitivo, a tecnologia está muito semelhante, tornando as empresas muito iguais nesse aspecto. Por isso é preciso investir muito nos colaboradores, pois eles são o novo diferencial competitivo. Hoje não temos gastos com pessoas, temos investimentos em pessoas. Há oito anos a Todeschini iniciou esse processo e os resultados melhoraram muito, em todos os sentidos.
Empregos.com.br – Como está o mercado de trabalho no segmento moveleiro atualmente? Quais as possibilidades de crescimento, de contratação? Quais os planos da Todeschini em relação a isso?
José Eugênio Farina – O mercado de certa forma está estagnado, não havendo crescimento de empregos. A Todeschini aumentou seu quadro de funcionários, hoje contamos com 480 colaboradores. Com a construção da nova unidade industrial esse numero deverá crescer mais ainda.
Empregos.com.br – Qual o profissional ideal para trabalhar na Todeschini? Quais os caminhos para conseguir uma oportunidade?
José Eugênio Farina – O profissional ideal é aquele que está disposto a crescer e se desenvolver junto com a empresa. Para trabalhar na Todeschini a pessoa tem que gostar do que faz. Quanto às oportunidades, a empresa oferece, em primeiro lugar, plano de carreira na organização. Optamos pela seleção externa quando não encontramos internamente as pessoas ideais para as vagas abertas, ou então quando precisamos preencher o lugar deixado por alguém que foi promovido. Costumamos abrir também vagas para estagiários, com chances de efetivação de acordo com o desempenho.
Empregos.com.br – Vocês pretendem continuar participando da seleção das revistas EXAME e Você S.A e buscar posições mais elevadas? O que será melhorado e modificado para isso?
José Eugênio Farina – Sim, pretendemos continuar nos candidatando a esse tipo de concurso, como o Prêmio Gaúcho de Qualidade e Produtividade e o Prêmio Nacional da Qualidade, pois todos são verdadeiras referências de excelência e oferecem um ótimo feed back sobre nossos programas e ações. Buscaremos melhorias que vierem de encontro aos anseios de nossos colaboradores.
Você pode obter mais informações sobre a Todeschini e enviar seu currículo por meio do site www.todeschini-rs.com.br
Entrevista – José Eugênio Farina
Se você quiser entender a importância dada aos funcionários da Todeschini, empresa gaúcha que produz móveis residenciais, só precisa conhecer o lema da empresa: "O coração da casa"
Avalie:
Comentários 0 comentário