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Coordenador de Qualidade da Serasa
por Renata Marucci
Eduardo Kazuo Mimori diz não gostar de falar sobre ele mesmo, mas fala muito bem sobre sua profissão e veste, com muito orgulho, a camisa da empresa na qual trabalha há 13 anos. Ele é um dos coordenadores de qualidade de uma das maiores organizações mundiais de análises e informações econômico-financeiras e cadastrais para apoiar decisões de crédito e de negócios, a SERASA.
Formado em Ciências Contábeis, Eduardo começou sua vida profissional na SERASA em 1988, como analista econômico-financeiro e logo já passou a ocupar uma posição de liderança na área. Em 1991 iniciou-se o processo de implantação da área de qualidade da empresa e um ano depois houve necessidade de desenvolver programas motivacionais, educacionais e de conscientização junto aos funcionários. Foi aí que surgiu o convite para que Kazuo fizesse parte do processo de qualidade, devido aos bons resultados conquistados pela sua equipe (o índice de retrabalho caiu de 30% para 2% e o de produtividade dobrou). Na área de qualidade desde 1992, Eduardo contou ao Empregos.com.br como é o seu atribulado dia-a-dia.
Dia-a-dia
A Coordenadoria de Qualidade é responsável pelo gerenciamento de todo o processo. “Aqui na SERASA temos um diferencial: cada departamento define os processos a serem utilizados, mas as ferramentas ideais, como os programas de computador, por exemplo, são gerenciadas pela Qualidade. Pesquisamos no mercado as novidades e estudamos as possibilidades e a utilidade de aplicá-las à SERASA”, conta.
Outra preocupação da área de Qualidade é a questão da manutenção do certificado ISO 9000 e do Prêmio Nacional de Qualidade (PNQ). “Isso tudo mostra que a gente sempre está gerenciando as informações dentro da empresa. Vamos a todas as áreas auxiliar as pessoas, prestando uma espécie de consultoria para que elas possam desenvolver cada vez melhor suas atividades”, ressalta Eduardo.
Segundo Kazuo, para administrar bem o tempo, o importante é traçar seus objetivos junto com as prioridades e a estratégia da empresa. “Você tem que saber para onde a empresa vai, o que ela quer atingir e o que você quer como profissional – é desse modo que as coisas são priorizadas”, explica.
“O bom da área de qualidade da SERASA – e talvez aí esteja a nossa vantagem na administração do tempo – é que ela nunca quis ser ´dona` de todo o processo, até porque o próprio lema da empresa é a qualidade é responsabilidade de todos. Assim, cada um é responsável pela sua parte no processo”, completa Kazuo.
A Coordenadoria de Qualidade ajuda cada profissional a melhorar seu desempenho e a consistência do trabalho. Tudo isso com base na filosofia SER SERASA. “O crescimento da empresa gera o desenvolvimento pessoal, e vice-versa. Quanto mais conhecimento os profissionais tiverem, melhor será o trabalho e mais lucro a empresa terá. É uma troca”, afirma o coordenador.
As dificuldades
O maior problema enfrentado pelas pessoas responsáveis pela qualidade é a resistência das demais áreas. “Imagine uma pessoa de outra área, que não conhece nada do seu trabalho, muito menos da sua rotina, ao chegar para você e dizer: ´Você pode fazer melhor do que está fazendo hoje`. É muito difícil aceitar sem se revoltar”, explica Kazuo.
Para superar essa fase, Eduardo aconselha que o profissional seja transparente, sincero e deixe claro o objetivo do seu trabalho, mostrando como e quanto ele pode beneficiar a todos, e não só a empresa.
O grande medo das pessoas no momento em que surge uma gerência de qualidade é que haja corte de pessoal. “Aqui na SERASA foi fundamental que as pessoas acreditassem que não haveria corte. Queríamos melhorar a qualidade, aumentar a produtividade e a lucratividade sem demitir, atitude comum em outras empresas. O objetivo era crescer por meio do aumento da produtividade e não da redução de custos”, conta o coordenador.
Exigências da área
· é preciso conhecer todas as áreas da empresa, pelo menos de forma macro. A dinâmica e as necessidades do cotidiano possibilitam e estimulam a busca por esse conhecimento. “No meu caso, o tempo de casa facilita o acesso às áreas da empresa. Crescendo junto você pode observar melhor isso”, fala Kazuo
· implantar os processos de PNQ e ISO 9000 faz com que você tenha maior contato com as áreas. É importante adaptar seu discurso a cada área
· atualização constante, importante para qualquer área
· dinamismo para andar no ritmo de todas as áreas da empresa e não só no ritmo da sua
“Para trabalhar com Qualidade acredito que existam outros fatores fundamentais, como: empatia, disposição para aprender, saber receber e dar feedback sempre e, o mais importante: estar atento à maneira como o feedback funciona. Sem tato e sensibilidade, ele pode desestimular ou por a perder uma carreira”, completa o profissional.
Formação
Para trabalhar na área de Qualidade é preferível ter curso superior em Administração ou Engenharia. Se a formação for outra, é bom caprichar nos cursos de especialização sobre o assunto. De qualquer forma, o mais importante é o perfil do profissional.
Na época em que Kazuo começou a trabalhar na área não existia formação específica, então foi preciso buscar bons livros, participar de vários seminários, palestras e workshops, principalmente durante primeiro ano, para se familiarizar com o assunto.
Vida pessoal
Eduardo Kazuo Mimori, apesar de uma rotina atribulada, leva uma vida normal. É casado, faz aulas de inglês à noite, freqüenta uma academia de ginástica e começa um curso de MBA em março. “Claro que é cansativo, mas você precisa saber administrar. Tudo depende da vontade de cada um em fazer as coisas. Na maioria das vezes existe tempo para fazer as atividades e ter momentos de lazer, o que não existe é vontade”, acredita o coordenador.
A esposa dele também trabalha na SERASA e isso exige certo cuidado. Eles têm um acordo de não levar os problemas do trabalho para casa. Mesmo quando falam da empresa, procuram dosar para não atrapalhar o relacionamento.
Sucesso (da empresa também)
É importante estar atento às necessidades dos clientes internos e externos. “O vento está batendo para um lado, você caminhando para outro e quando vê, o barco afunda, levando com ele todo o tempo e o dinheiro investidos. É preciso cuidado para evitar isso” alerta o coordenador. Ao mesmo tempo, ele diz que é uma tarefa difícil, afinal, “satisfação é algo muito subjetivo; uma pessoa pode estar satisfeita agora e daqui a alguns minutos mudar de opinião”, lembra.
O sucesso depende também de como os profissionais se sentem no ambiente de trabalho. Para que fiquem bem, é importante oferecer ferramentas e compreensão às pessoas. Outra atitude determinante do sucesso é administrar e liderar pelo exemplo, e não pela ordem. “É muito mais prazeroso, gratificante e estimulante, além de trazer melhores resultados para todo mundo”, opina Eduardo Kazuo.

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