Carreiras | Empregos

o “pai” do Aonde.com
Apesar da cara de garoto e do jeito tímido ao falar em público ou dar entrevistas, Edgard Nogueira, 17 anos, é hoje uma das estrelas da nova economia (como são chamados os negócios envolvendo as empresas de tecnologia da informação). Ele é o “pai” do site de busca Aonde, um dos maiores do País, com cerca de 170 mil visitações diárias e um banco de dados que abriga aproximadamente 200 mil home pages, totalmente idealizado e planejado pelo garoto quando tinha apenas 13 anos.
“Geniozinho da Internet” ? Nogueira garante que não. “Sou um garoto normal, que gosta de sair com os amigos, ir à praia e namorar”. A diferença, segundo o próprio, é que ele acreditou na sua idéia e hoje colhe os frutos de um projeto que teve investimento inicial de R$ 150,00 e que hoje vale, segundo analistas do mercado de Internet, US$ 10 milhões. Confira abaixo os principais trechos da entrevista com Edgard Nogueira:
Empregos.com.br – Como surgiu a idéia de criar o site Aonde ?
Edgard Nogueira -Desde pequeno sempre gostei muito de mexer em computador, tanto que quando tinha 13 anos, já tinha minha página pessoal. Nela, eu coloquei um link para outras páginas de busca, mas queria algo mais. Foi quando começei a pensar em criar um site de busca.
Empregos.com.br – Mas você tinha conhecimentos de programação?
Nogueira – Eu não tinha conhecimento nenhum, era apenas uma pessoa curiosa que gostava de passar um bom tempo do dia mexendo na Internet. Aprendi tudo sozinho. Toda a programação e o desenvolvimento do site fiz sozinho, com 14 anos.
Empregos.com.br – Você considera-se um “gênio da Internet” ?
Nogueira – De forma nenhuma. Não é porque eu era apaixonado por computadores que eu não tinha minha vida. Nunca fui um “CDF” na escola. Não sou nem mau nem ótimo aluno. Sou um estudante nota 7. Gosto de ir à praia, ao cinema, sair para dançar. E como não tenho namorada, “fico” com algumas garotas. Enfim, sou um cara normal.
Empregos.com.br – E dá tempo para fazer tudo isto?
Nogueira – Como sou eu quem coordeno todo o site, é claro que não dá para “curtir” a vida com a mesma frequência que meus colegas, já que tenho que acordar cedo e cuidar dos negócios do Aonde. Mas não me privo de nada. Só que quando saio para uma festa à noite, ao invés de voltar para casa às seis da manhã, volto às duas.
Empregos.com.br – Por que o nome Aonde ?
Nogueira- Já que é um site de busca, acho o nome sugestivo. Você não acha ?
Empregos.com.br – Como é ser executivo aos 17 anos ?
Nogueira – Hoje, as empresas, principalmente de Internet, estão contratando cada vez mais jovens, então não vejo nenhum problema. Desde o ínicio, tive que tomar decisões e falar com outros empresários, e nem por isso fui tratado como garoto. Lembro uma vez que fui me encontrar com o vice-presidente da AOL para a América Latina. Quando cheguei lá, ele disse que os jovens estavam dominando a internet.
Empregos.com.br – Você acredita que está ficando cada vez mais comum os jovens buscarem uma vaga no mercado de trabalho?
Nogueira – Acho que é isto mesmo que vem acontecendo. Antigamente, os jovens aproveitavam o tempo de colégio e faculdade para beber, “zoar”. Hoje, isto está mudando, eles querem trabalhar, buscar oportunidades, vencer no mercado.
Empregos.com.br – Quais as dicas para quem está disposto a entrar no mercado da Internet?
Nogueira – Primeiro, tem que ter uma boa idéia. Depois colocá-la em prática o mais rápido possível, antes que alguém o faça. E nunca vise em primeiro lugar o dinheiro, e sim a prestação de serviço. Acho que o Bill Gates, por exemplo, não construiu a Microsoft colocando o dinheiro em primeiro plano, e hoje é um dos homens mais ricos do mundo. Em segundo, desejo boa sorte !!
Leia também sobre o assunto:
A vingança dos “CDFs”

Avalie:

Comentários 0 comentário

Os comentários estão desativados.