Carreiras | Empregos

A entrevista desta semana aborda uma profissão que vem crescendo muito, a de designer de moda. Conversamos com Luma Gonçalves, uma profissional formada como técnica em vestuário pelo Senai-SP e graduada em moda pela FMU, que trabalha com desenvolvimento de produto e marketing na Marisa, no setor feminino de casual e fashion. Ela possui muita experiência na área e tem muitas informações importantes para quem deseja seguir este ramo.
Quais são os privilégios e dificuldades do ramo? Quais são os diferentes caminhos que alguém que faz design de moda pode seguir na carreira?
Luma Gonçalves – Como em todas as áreas, a moda tem seus prós e contras. Como privilégio, vejo uma área em expansão, onde nas últimas décadas passou a ser valorizada. Algo que muitos não sabem, é que a área não forma apenas estilistas. Um profissional formado em moda pode trabalhar com modelagem, produção de moda, marketing e até mesmo compras. Como dificuldade pode ser citada a falta de métodos e processos em inúmeras empresas pequenas. Isso acontece pelo simples fato de que o mercado de moda ainda está sendo estruturado. Estrutura, nesse caso, envolve desde a estrutura física das empresas, até a falta de pisos salariais.
Ultimamente, a área do design de moda é muito concorrida? Qual é a estimativa de tempo para se estabelecer na área?
L. G. – A área tem se tornado concorrida. Ao longo dos últimos dez anos, inúmeros cursos de graduação, técnicos e profissionalizantes têm sido criados, formando dezenas de profissionais que veem potencial no ramo. A estimativa para se estabelecer na área varia por conta de alguns fatores:
– área de atuação, modelagem é uma área onde comprovadamente faltam profissionais;
– dedicação;
– plano de carreira (procure por empresas que o tenha);
– cursos livres ajudam a trazer conhecimentos específicos ao profissional, moldando-o para uma área específica.
Quais os cursos e atividades mais recomendados para quem quer seguir na profissão?
L. G. – Para quem nunca teve contato com a área, o ideal é começar com algum curso livre para ter real noção da área. A graduação é uma boa opção também. Para pessoas que estão migrando para a área de moda e já cursaram graduação, vale tentar pós-graduação.

Avalie:

Comentários 0 comentário

Os comentários estão desativados.