por Juliana Falcão
Considerada pelas revistas EXAME e Você S.A. a quarta melhor empresa para trabalhar no Brasil, a Siemens Metering tem muito o que comemorar. Não somente pelo título, mas também por ter recebido a nota máxima em um dos requisitos mais cobiçados pelas empresas: clareza e abertura na comunicação interna. Instalada em Curitiba (PR) desde 1994, a empresa atua no mercado de energia elétrica, fabricando medidores de energia e sistemas de medição. Composta de aproximadamente 400 colaboradores diretos distribuídos nas linhas de montagens e nas áreas de Engenharia, Industrial, Suprimentos, Financeira, Controladoria, Comercial e Recursos Humanos, a Siemens Metering produz cerca de dois milhões de medidores por ano para o mercado brasileiro e sul-americano, provando que a qualidade dos seus produtos não é páreo para o apagão. Para falar um pouco mais da empresa e do sucesso de suas estratégias de retenção de talentos, o diretor geral da Siemens Metering, Álvaro Dias Junior, concedeu esta entrevista ao Empregos.com.br.
Empregos.com.br – A Siemens Metering, com os valores e a estrutura atual, existe há três anos. Como é possível já ser a quarta melhor empresas para trabalhar no Brasil?
Álvaro – Na realidade, isso não se deve apenas aos três anos. É uma sucessão. O programa começou em 1990. Entretanto, a empresa já teve diversas denominações sem a modificação dos valores. Começamos com o nome de Inepar S/A Eletroeletrônica. Em 1992, a empresa fez uma associação com a GE, em joint-venture, incorporando a fábrica de medidores GE, na qual trabalhamos até 1997. O modelo acionário mudou e, nesse mesmo ano, a Inepar vendeu 51% da empresa para a Landis & Gyr. Em 1998, a Siemens comprou essa empresa e em 2000 passamos a usar o nome atual.
Empregos.com.br – Quais os valores e ações responsáveis pelo sucesso e pelo crescimento da empresa?
Álvaro – Acredito que sejam dois: o técnico e o social. Em relação ao técnico, somos a maior empresas do mundo na fabricação de medidores de energia elétrica. Já o social refere-se à relação capital-trabalho, o ponto forte da Siemens, que vem gerando e desenvolvendo produtos, ao longo desses 11 anos, baseados na comunicação entre empregador e empregado.
Empregos.com.br – Empresas que surgem de fusões, como a Siemens Metering, geralmente sofrem durante o processo de adaptação cultural e financeira. Como vocês administraram isso? Houve demissões?
Álvaro – Nunca passamos por processos grandes de demissão. Quando mudamos a associação do Rio de Janeiro para Curitiba, entre 1994 e 1995, houve um desligamento de funcionários, mas não foi necessariamente uma demissão. Eles abriram suas próprias empresas e passaram a ser nossos fornecedores.
Empregos.com.br – Vocês são influenciados pela Siemens e pela Inepar na condução dos negócios ou dá para ser independente? Quem define as políticas e as diretrizes?
Álvaro – Nós somos bastante independentes dos dois lados. Somos sócios acionistas. Temos nossa gestão, nosso modelo e usamos o melhor de cada uma delas. Da Siemens usamos a administração e o balanço. Da Inepar, usufruímos das ações. No caso de gestão de pessoas, usamos nosso próprio modelo, herdado das outras denominações. É o chamado capital-trabalho.
Empregos.com.br – Um dos itens no qual vocês mereceram nota máxima (cinco estrelas) e muitos elogios da EXAME foi a “clareza e abertura na comunicação interna”. Como as empresas devem agir para conseguir isso? O Sr. acha que a internet é o caminho que permitirá a comunicação entre todos e auxiliará as empresas a se organizarem nesse ponto?
Álvaro – Eu acredito que a internet seja apenas uma das ferramentas utilizadas para uma boa comunicação interna. A clareza e a abertura da comunicação interna da Siemens, elogiada pela Exame, é resultado de muito comprometimento, inclusive da alta-direção. Muitas empresas desejam alcançar esse patamar, mas desistem no meio do caminho por causa dos obstáculos. Se não tiver comprometimento, os objetivos não são alcançados.
Empregos.com.br – O que é o programa Quero-Quero? Que vantagens ele trouxe para a empresa e para os funcionários?
Álvaro – Esse programa foi desenhado em 1990. Ele é baseado na simplicidade, na criatividade e na ousadia da empresa e do funcionário. Desenvolvemos o querer da empresa e o querer do colaborador. Por isso o nome Quero-Quero. Esse programa é aplicado em cima de três pilares: comunicação, cultura e comprometimento. Para colocarmos o programa em prática, realizamos diversas atividades dentro da empresa. A cada 15 dias, eu tomo café com um grupo de 20 funcionários de qualquer nível hierárquico. Uso esse tempo para discutir abertamente com eles procurando não deixar nenhuma pergunta sem resposta. Numa sexta-feira de cada mês, recebemos os familiares de nossos funcionários. Formamos grupos de 10 a 20 famílias para conhecer a empresa, assistir à palestras sobre a empresa e almoçar com seus parentes que trabalham na Siemens. Uma vez a cada três meses, eu faço uma apresentação financeira da organização, por meio de um texto pequeno e com linguagem acessível à todos os funcionários da empresa. Outra atividade realizada através desse programa é a rádio comandada pelos funcionários. Quatro vezes ao dia, eles dão notícias diversas, relacionadas a atualidades, resultados de jogos de futebol, visitas que a empresa recebe, etc.
Empregos.com.br – Como está o mercado de trabalho no segmento de engenharia elétrica atualmente? Quais as oportunidades de crescimento e de contratação? Quais os planos da Siemens? Qual o papel da crise energética nisso tudo?
Álvaro – Trabalhamos num mercado muito restrito, mas muito importante para o país. A Siemens fabrica relógios de medição de luz e, como muitos outros mercados, só crescemos quando o país cresce também. Isso, portanto, não depende apenas da gente, mas também da economia do país. Vendemos nossos produtos para distribuidores de energia elétrica que, infelizmente, foram obrigados a diminuir suas receitas por causa da crise. Isso fez com que a Siemens antecipasse seus planos, trazendo para o Brasil uma linha moderna de medição eletrônica, de forma que a medição de luz vai direto para as residências, tornando a comunicação entre a distribuidora e o cliente cada vez mais rápida.
Empregos.com.br – Qual é o profissional ideal para trabalhar na Siemens Metering?
Álvaro – Os profissionais que atuam nesse mercado cursam engenharia mecânica e eletrônica. Mas aqui na Siemens, por exemplo, o pessoal que trabalha na área de produção precisa ter no mínimo e ensino médio completo. Entretanto, há casos de pessoas com uma escolaridade inferior que conseguiram uma oportunidade nesse setor. Tudo vai depender da capacidade e do conhecimento que o candidato possui.
Empregos.com.br – Vocês pretendem continuar participando da seleção das revistas EXAME e Você S.A. e buscar posições mais elevadas? O que será melhorado e modificado para isso?
Álvaro – Sim, pretendemos continuar participando da seleção. Para buscar posições mais elevadas, pretendo avaliar e explorar as áreas que receberam notas baixas do acordo com o relatório das revistas. Segundo eles, os funcionários ainda têm dúvidas em relação à promoção dentro da Siemens. Assim, pretendo esclarecer as dúvidas de todos eles e abrir um campo de promoções dentro da empresa, dando dessa forma mais oportunidades e mais valor aos funcionários. Outro ponto que precisa ser melhorado é a nossa atuação no que diz respeito à responsabilidade social. Quero colocar esse item como desafio na empresa e motivar os funcionários a participarem mais.
Empregos.com.br – Como o Sr. vê o futuro do emprego? Como serão as relações trabalhistas e as regras do mercado daqui para a frente?
Álvaro – É algo bastante complexo. Acredito que os profissionais liberais com determinado grau de educação e especialização trabalharão mais como prestadores de serviços do que vinculados a uma única empresa. Cerca de 70% dos profissionais de administração e engenharia já não trabalham mais com vínculo empregatício. Com isso ainda haverá muita terceirização. Em relação aos funcionários de ensino médio, é preciso que o Brasil invista cada vez mais na educação desse profissional, para que ele esteja apto a realizar as atividades que lhe são designadas.
Você pode obter mais informações sobre a Siemens Metering e enviar seu currículo por meio do site www.siemet.com.br
Entrevista – Álvaro Dias
Considerada pelas revistas EXAME e Você S.A. a quarta melhor empresa para trabalhar no Brasil, a Siemens Metering tem muito o que comemorar
Avalie:
Comentários 0 comentário