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O termo Endomarketing foi criado em 1986 por Saul Faingaus Bekin, consultor de empresas e palestrante, com o intuito de melhor direcionar as empresas em relação à comunicação interna. No livro “Endomarketing – Como praticá-lo com sucesso” o autor propicia um minucioso esclarecimento sobre o termo e o passo – a – passo para sua aplicação na empresa.
Seguindo uma tendência no mundo corporativo, a obra elucida a importância de um departamento de RH ativo e que tenha o propósito de gerar motivação em todos os colaboradores da organização. Segundo o autor, esse é o caminho mais próspero para a conquista do sucesso no mercado. “Para isso, antes é preciso conquistar a mente e o coração dos funcionários, os ‘clientes internos’, que são os grandes responsáveis pelos produtos e serviços entregues aos clientes.”
A valorização dos funcionários, assim como o aproveitamento correto das habilidades de cada um, são alguns exemplos de como se é possível gerar satisfação e comprometimento entre os colaboradores da empresa. Para gestores de capital humano, a obra é mais uma ferramenta que serve de embase para o aprimoramento da função.
O autor estrutura sua obra com diversos cases reais selecionados para permitir ao leitor mais clareza sobre os aspectos do Endomarketing e sua correta aplicação. Durante os oito capítulos do livro, é possível desvendar desde as origens do termo até as vantagens de seu emprego para a obtenção de resultados positivos na empresa. Segundo Berkin, “o Endomarketing cumpre o que o marketing promete”.

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