Em processos seletivos para grandes empresas é comum haver milhares de concorrentes para um escasso número de vagas. Destacar-se entre os demais é requisito básico para ter êxito no processo. Mesmo ao candidatar-se para umavaga em que haja poucos pretendentes, é preciso brilhar para conquistar o avaliador – e, assim, arrematar o tão esperado emprego.
Pró-atividade é atributo requerido por dez entre dez empresas. Mas você sabe o que realmente é ser uma pessoa pró-ativa? De acordo com a consultora Andréa de Paula Santos, da NeoConsulting, é ser uma pessoa realizadora e autêntica. “É alguém com grande facilidade de levar as ações. Não necessariamente expansivo, mas espontâneo de acordo com a função. Um pró-ativo sabe levar as coisas adiante”. Abaixo, ela indica outros predicados que irão ajudá-lo a ganhar evidência durante o processo seletivo.
Autenticidade de propósito: Mostre que você não está por acaso na entrevista, que veio com um propósito. “Tenha muita clareza do motivo pelo qual está participando”. Projete uma meta de sucesso aliado à empresa e exponha claramente suas aspirações ao selecionador.
Conhecimento de mercado: Tenha interesse em conhecer a fundo o mercado em sua área e dados da empresa em que deseja trabalhar – o empregador sentirá confiança em seu discurso. “Estude a fundo o território”.
Objetividade: Saiba se posicionar claramente durante a entrevista, não venha com uma indumentária complexa e fora de foco, pois pode não agradar. “Você deve saber se colocar sem ser prolixo”.
Gostar do que faz: É imprescindível que demonstre estar satisfeito com sua escolha profissional. “Você tem que ter aquele brilho nos olhos, gostar do que faz, ter prazer em contar suas realizações”.
Aliando técnica a criatividade
A maioria das empresas de hoje busca profissionais com visão macro e que saibam equalizar razão e emoção. Para Márcio Zenker, pesquisador, consultor e professor do Instituto Avançado de Desenvolvimento Intelectual (INSADI), a entrevista de emprego, geralmente bastante metódica, pode ser consideravelmente enriquecida com o uso da criatividade – comandada pelo lado direito do cérebro. “Há séculos se estimula o lado esquerdo em nossa sociedade ocidental. Agora, a tecnologia dá conta de fazer o trabalho técnico e o homem precisa aprender a desenvolver o lado humano”. Equilibrar os dois lados é, para ele, a chave para a conquista dos objetivos. “Profissionais que souberem alternar o uso dos dois hemisférios terão mais chances de sucesso na época atual”.
Usar ambos os lados na entrevista significa aliar objetividade à empatia. E isso começa logo no currículo. “Verifique se seu currículo está esteticamente atrativo, além, é claro das informações nele contidas”, afirma o consultor. Sua aparência também é muito importante. “Procure estar vestido de maneira a causar uma boa impressão. O visual é muitas vezes tão importante quanto o verbal.” Uma vestimenta criativa, segundo ele, deve quebrar o protocolo, mas sem perder o bom senso. “Uma gravata na cor vinho, por exemplo, é diferente e chama a atenção sem exageros”. Em suma, tente equilibrar os dois lados do cérebro para mostrar que você é um profissional completo.
Encantando o selecionador na entrevista de emprego
Destaque-se em meio aos outros candidatos com as dicas de alguns especialistas e conquiste sua oportunidade
Avalie:
Comentários 0 comentário