Carreiras | Empregos

Quarta-feira, 9h55 da manhã. Em meio a loucura de telefonemas e reuniões no escritório de uma grande empresa de alumínio, de repente todos param o que estão fazendo e reúnem-se para começar mais uma sessão de ginástica laboral. No andar de baixo, os funcionários de uma grande empresa de alimentação também trocam momentaneamente o trabalho pela tal ginástica laboral, com direito a gritos de incentivo e muito barulho.
Parece loucura, mas não é. Para quem não está acostumado com o termo, ginástica laboral é aquela atividade em que os funcionários de uma empresa realizam diariamente (às vezes até duas vezes no mesmo dia) exercícios físicos dentro do próprio ambiente de trabalho.
A prática de uma atividade física é tão importante nos dias de hoje que diversas empresas já estão adotando a ginástica laboral entre os programas de qualidade de vida para os funcionários. Ela consiste em exercícios específicos que são realizados no próprio local de trabalho, atuando de forma preventiva e terapêutica, sem levar o trabalhador ao cansaço. Com duração de dez a 15 minutos, ela baseia-se em alongamentos e compensação das estruturas musculares envolvidas nas tarefas operacionais diárias.
Seus benefícios podem ser notados nos aspectos fisiológicos, psicológicos e sociais. No campo fisiológico, a ginástica provoca o aumento da circulação sanguínea, melhorando a oxigenação dos músculos e tendões, postura e seu estado de saúde geral. Já no campo psicológico, o trabalho favorece a mudança da rotina, reforça a auto-estima e melhora a concentração no trabalho.
Socialmente, o exercicio físico desperta o surgimento de novas lideranças e favorece o contato pessoal, além de promover a integração social do grupo. Em virtude desses benefícios, as empresas que oferecem o serviço aos seus trabalhadores já notaram melhorias no caráter individual de cada funcionário,
como a diminuição de acidentes, mais atenção ao trabalho e um melhor relacionamento coletivo .
Um bom exemplo dos benefícios dessa atividade é a empresa sueca Asea Brown Boveri (ABB), que oferece a ginástica laboral há quatro anos aos seus 1,8 mil funcionários. Quando implantou o programa, a empresa contava com uma grande linha de produção de fábrica e a ginástica conseguiu despertar a atenção dos trabalhadores, que passaram a se concentrar mais nas atividades, reduzindo os índices de acidentes de trabalho e lesões por esforços repetivos.

Avalie:

Comentários 0 comentário

Os comentários estão desativados.