Carreiras | Empregos

Por Juliana Falcão
Conseguir o primeiro emprego é uma das tarefas mais difíceis da vida de um profissional. Os iniciantes que o digam!! Boa parte das ofertas exigem experiência anterior e quem nunca trabalhou se pergunta: “Como é que vou apresentar experiência se ainda não consegui adquiri-la?”
Um dos caminhos é procurar a Droga Raia, rede de farmácias em que 90% dos 1.900 funcionários foram contratados sem nunca ter trabalhado antes.
São profissionais que começaram pelo primeiro “degrau”, como encarregados de loja ou agentes de entregas. “Dependendo do desempenho, em seis meses o funcionário passa para o segundo degrau, ou seja, balconista. De oito meses a um ano, ele é promovido a Subgerente, o terceiro degrau. Depois disso, poderá tornar-se um Gerente”, explica Angela Loyola, Gerente de Recursos Humanos da Rede Droga Raia.
Para concorrer a uma oportunidade nas lojas – são 81 lojas espalhadas pela capital, interior de São Paulo e Rio de Janeiro – é preciso ter 2º grau completo e mais de 18 anos. A qualificação e o conhecimento necessários são adquiridos por meio de treinamentos baseados em manuais, apostilas e filmes desenvolvidos especificamente para a empresa.
“O treinamento ´pré-admissão` dura 2 dias. Neste período, o candidato conhece a empresa e os equipamentos. Após a admissão dos escolhidos, temos o ´on the job`, para apresentar produtos e técnicas de atendimento”, diz Angela. Já os treinamentos para promoção duram no mínimo dois meses.
Escolha
Na Droga Raia, os nomes dos profissionais que participam dos processos seletivos integram um banco de dados utilizado para consultas quando há novas contratações. Assim, é possível remanejar funcionários de uma loja para outra, bem como acessar currículos de pessoas cujo perfil já foi avaliado pela empresa.
A partir dessa “segunda chamada”, o candidato recebe informações sobre seu “status”. “Nós mandamos uma carta informando se ele retornará ao banco, se está desclassificado, ou se convocaremos para uma nova entrevista” diz Angela.
A remuneração inicial é de R$ 372, 00, além de benefícios como vale-transporte, vale-refeição, assistência médica e odontológica, seguro de vida em grupo, filiação ao SESC, Grêmio Recreativo e prêmios eventuais conforme o desempenho da loja.
A Droga Raia oferece, ainda, bolsas de estudo para Subgerentes e Gerentes. No valor máximo de R$ 300, 00, ou seja, cerca de 50% do valor do curso em faculdades reconhecidas. O benefício pode ser requerido pelo funcionário após um ano de empresa.
Além das lojas, o setor administrativo da empresa também absorve jovens profissionais sem experiência. “O maior contingente de universitários que contratamos são Farmacêuticos. Outros cargos específicos ocupados por universitários estão ligados às atividades de RH, Administração, Contabilidade, Informática, Farmácia, etc). Nesses casos, a seleção mais específica”, explica Angela.

Avalie:

Comentários 0 comentário

Os comentários estão desativados.