Carreiras | Empregos

Qual a importância da Dinâmica de Grupo?
As dinâmicas de grupo oferecem às crianças, adolescentes e adultos uma resposta às necessidades lúdicas escassas em diversos ambientes, com o objetivo primeiro de integrar o grupo e possibilitar o feedback de dados, que é uma técnica de mudança de comportamento que parte do princípio de que quanto mais dados cognitivos o indivíduo recebe, tanto maior será a possibilidade de organizar os dados e agir criativamente.
Como surgiu a idéia de escrever um livro “Dinâmica de Grupo – Uma alternativa pedagógica”, que somente pretende ensinar técnicas e como aplica-las?
É notória a dificuldade que alguns professores e líderes apresentam quanto ao fato de não terem algum tipo de estratégia ou técnica que possa tornar o encontro com seus alunos, seguidores e subordinados mais leve e atrativo. Esse fato reforçou a idéia de criar uma ferramenta prática e objetiva que pudesse colaborar com a solução dessa problemática, aumentando a integração e interesse dos membros do grupo. Essa realidade é tão preocupante (pelo fato, também, de colaborar com a evasão escolar) que muitas instituições de ensino têm adotado a dinâmica de grupo como matéria específica para instrumentalizar os profissionais, em suas especializações. Outro fator que colaborou foi o relato de alguns líderes de diversas áreas quanto à ausência de material desse valor no mercado. Por esses motivos, reunimos um material de qualidade no estudo realizado no período compreendido entre 1998 e 2000 e concluímos que divulgar essas técnicas seria uma forma de colaborar com cada líder em sua prática diária.
Como surgiram estas técnicas?
Essas práticas representam o reflexo de vivências em cursos e encontros, pesquisas, adaptações e criações próprias, as quais, em toda a sua totalidade, foram testadas em grupos de vários segmentos, permitindo uma apresentação bem didática e de fácil aplicabilidade.
Quando essas técnicas devem ser aplicadas?
Essas técnicas foram selecionadas, preparadas e ordenadas de forma que o facilitador possa ter uma larga liberdade de escolha para aplicá-las (resguardando a “Carta de Despedida” e “Comentários Inesquecíveis”, que merecem ser aplicadas ao final do ciclo) , mas isso não o exime da obrigação de conhecer o grupo e permitir o feedback a todo instante. Temos o relato de gerentes de empresas que, por exemplo, começam a reunião mensal com uma dinâmica de grupo, com o intuito principal de integrar e descontrair, tornando esse encontro prazeroso e lúdico. O momento da aplicabilidade dessa técnica é definido pelo líder de acordo com o objetivo a ser alcançado.
Não é necessário ter um olhar diferenciado, para que o uso destas dinâmicas funcione?
O livro “Dinâmica de Grupo: Uma alternativa pedagógica”, por ter sido elaborado de forma bem didática, apresentando os objetivos a serem alcançados, o material a ser usado, a forma de apresentação dos participantes e o passo-a-passo de seu desenvolvimento (o que é um grande diferencial em relação à outras publicações), permite-se ser aplicado por qualquer pessoa, desde que esta, além de estar em posição de liderança, tenha, também, afinidade e prazer de enfrentar os “desafios” que um grupo possa proporcionar.
Qualquer professor ou profissional da educação poderá fazer uso das dinâmicas apresentadas em seu livro “Dinâmica de Grupo – Uma alternativa pedagógica”, ou deverá antes ter algum preparo?
Qualquer profissional, seja ele professor, chefe de escoteiros, psicólogo, gerente de uma empresa, treinador, líder religioso, pedagogo, administrador, empresário enfim, que lidere um grupo pode utilizar as técnicas apresentadas neste livro, bastando adaptá-las a seu grupo e ao objetivo proposto. Por exemplo, um administrador ou gerente pode utilizar a “Dinâmica dos Adjetivos” para descontrair a equipe; o professor de Geografia pode utilizar a “Dinâmica de Criação de Músicas” com o nome dos rios que cortam o Brasil. A visão criativa é, acima de tudo, o caminho para obter um bom desempenho na aplicação das dinâmicas de grupo.
Quais resultados observados ao longo de sua prática, com a Dinâmica de Grupo?
As dinâmicas permitiram, a cada grupo em que foram aplicadas, vários momentos agradáveis e diferentes, os quais proporcionaram resultados positivos, no que diz respeito à integração, aprendizagem, motivação, interesse, reflexão e conscientização. Ao longo da prática dessas dinâmicas, observamos mudança de comportamento dos participantes, novo posicionamento às diversas questões apresentadas, eliminação de barreiras interpessoais de comunicação e desenvolvimento de equipes. Os resultados foram excelentes e de grande valor para o grupo.
* Material publicado em 09/12/2001 no site Psicopegagogia On Line.
Rubem Baptista é Professor especializado em Problemas no Desempenho Escolar, Administrador Escolar, Psicopedagogo, Reengenharia e R H. e Lucimar Baptista é Psicopedagoga, especializada em Reengenharia e RH.

Avalie:

Comentários 0 comentário

Os comentários estão desativados.