por Juliana Ricci
Buscar emprego é uma questão de estratégia e por isso exige planejamento e aproveitamento máximo de todos os canais e recursos disponíveis. Uma das ferramentas mais poderosas e abrangentes que temos hoje é a Internet e você deve saber utilizá-la de maneira eficiente. Aqui estão algumas dicas para você ter sucesso em sua busca por uma nova oportunidade de trabalho. siga estas simples orientações e você terá bons resultados na caça ao emprego:
1. Aproveite ao máximo. Trate a busca de emprego via internet como parte integrante da sua estratégia geral. Utilize todas as ferramentas de busca e relacionamento oferecidas pelos sites de emprego.
2. Não espere milagres. Não acredite que a Internet é um elixir mágico que trará o emprego ideal em suas mãos. Muitas pessoas encontram oportunidades interessantes mas nem sempre são contratadas, porque o processo seletivo envolve outras etapas. É preciso ser persistente.
3. Diversifique. Utilize todas as opções possíveis, desde os sites genéricos, que atendem a todos os tipos de profissionais, como o Empregos.com.br, até os especializados por segmento de mercado, por região ou por algum outro critério. Sites de empresas também aceitam cadastro de currículos.
4. Conheça os recursos. Tire proveito das ferramentas que cada site oferece. Além de incluir o currículo e buscar vagas, alguns, como o Empregos.com.br, oferecem “agente de vagas” (sistemas que enviam vagas por e-mail de acordo com o seu perfil), estatísticas de visualização e diversos outros serviços.
5. Seja proativo. Capriche no currículo, atualize as informações, busque vagas constantemente, mantenha o contato quando for chamado para entrevistas. Faça a sua parte para que seu desejo se realize.
6. Pesquise sobre as empresas. A internet possibilita que você se informe sobre as organizações por meio de guias, de seus próprios sites ou de listas de discussão: perfil, interesses, requisitos, volume de contratações e outras informações podem deixá-lo mais preparado para fazer uma abordagem, para o caso de receber um contato e até para escolher aonde deseja trabalhar.
7. Divida seu tempo. Não dedique todo o seu tempo à internet. Divida-o com os métodos tradicionais de busca de emprego -classificados de jornais e revistas -, os contatos pessoais e profissionais, o aumento de sua network, a reavaliação de seu currículo e com outras ações que possam trazer bom retorno.
8. Aprenda. Acompanhe as matérias e dicas de especialistas publicadas em sites de emprego. Mande perguntas sobre a melhor forma de elaborar seu currículo ou sobre as etapas do processo seletivo e fique atento às orientações. Na seção Carreiras você encontrará um vasto material para pesquisa.
9. Tenha bom senso. Não responda a contatos para os quais não estiver qualificado. Isso pode fazer com que sua imagem fique prejudicada e suas chances diminuam diante de uma oportunidade real na mesma empresa. Além disso, você e os selecionadores perdem tempo.
10. Faça vários currículos. Ao incluir currículos diferentes na internet, você amplia suas chances de aparecer nas buscas dos selecionadores. O conteúdo deve ser o mesmo, afinal trata-se da mesma pessoa, mas a maneira de apresentá-lo e as palavras utilizadas para definir seu objetivo podem variar. Considere a possibilidade de fazer um site pessoal e cadastrá-lo nos mecanismos de busca como Google e Yahoo.
11. Aprofunde-se no assunto. Conheça as técnicas de elaboração de cartas de apresentação e envio de currículos por e-mail. Quanto mais você entender esses métodos, mais em evidência colocará seu currículo. Conheça algumas dicas em nosso Guia do Currículo.
Dicas para uma eficiente busca de emprego na internet
por Juliana Ricci Buscar emprego é uma questão de estratégia e por isso exige planejamento e aproveitamento máximo de todos os canais e recursos disponíveis. Uma das ferramentas mais poderosas e abrangentes que temos hoje é a Internet e você deve saber utilizá-la de maneira eficiente. Aqui estão algumas dicas para você ter sucesso em […]
Avalie:
Comentários 0 comentário