Carreiras | Empregos

por Daniele Aronque

Se você está em busca de emprego, deve estar considerando também os trabalhos temporários, que são uma ótima alternativa para não ficar parado – e para o bolso! Além disso, está se tornando comum entre as organizações contratar profissionais por tempo determinado, para um projeto específico – sendo que às vezes, dependendo da situação, eles podem acabar conquistando um posto definitivo na empresa. Mas, como agir nesses casos? Como tratar essa oportunidade com profissionalismo e aproveitá-la ao máximo?
Para não desperdiçar as boas chances, veja algumas dicas de como fazer o melhor possível e deixar marcas em um emprego temporário (que pode até não ser tão temporário assim….)

Aceitar diversas atribuições
Se você é daqueles que gosta de aprender um pouco de tudo sobre sua área de atuação, os trabalhos temporários são uma boa pedida para conhecer o perfil de várias empresas e as diversas abordagens de um mesmo assunto. Se acha que dá conta do recado e é uma pessoa flexível, por que não aceitar diversas responsabilidades ao mesmo tempo? Desde que elas tenham a ver com seu objetivo…

Vá além!
Mesmo sendo um emprego temporário, faça mais do que aquilo que esperam de você. Ser competente e fazer bem o trabalho que lhe foi designado é um ponto a seu favor que poderá fazer com que você seja notado pela empresa e que só fará bem ao aprendizado. Mostrar entusiasmo nas tarefas do dia-a-dia poderá fazer com que você ganhe respeito e, quem sabe, mais do que uma vaga de temporário

Se enturme!
Esse é um passo muito importante se você está pretendendo tornar as coisas mais permanentes e dar um passo mais “largo” dentro dessa empresa ou desse trabalho. Quanto mais pessoas, de diferentes departamentos, você conhecer, mais chances terá de ficar sabendo de alguma oportunidade “mais fixa”. Conhecer a empresa e o que acontece no dia-a-dia de outros profissionais pode ser uma grande arma de crescimento – mas cuidado para não ultrapassar limites e se tornar um bisbilhoteiro ou um puxa-saco!

Procure o que fazer
Nos trabalhos temporários é possível que às vezes você se pegue sem ter nada para fazer. Em vez de ficar lendo revistas ou navegando na internet, pergunte ao seu supervisor ou colega se há alguma outra tarefa em que você pode ajudar, especialmente se isso der a chance de aprender coisas novas ou participar de algum projeto diferente!

Se promova
Provavelmente seu chefe ou supervisor tem uma cópia do seu currículo, mas raramente vai se lembrar de olha-la para checar quais são sua habilidades. Por isso, se você está realmente interessado em aprender e crescer dentro da empresa, escreva um resumo com tudo que você acredita que pode fazer pela empresa usando seus conhecimentos e habilidades. Pode ser uma surpresa para o chefe descobrir que você se sente apto a assumir diferentes responsabilidades.

Questione – e muito!
Nunca se envergonhe de fazer perguntas sobre algum trabalho que lhe foi designado – por mais tolas que elas possam parecer, é melhor fazê-las do que aparecer com o trabalho completamente diferente daquilo que foi pedido. Ter dúvidas e fazer questionamentos é muito normal quando se está aprendendo um trabalho e muito importante para fazê-lo da maneira correta!

Tenha sempre um currículo à mão
Nunca se sabe quando seu chefe ou algum colega da empresa pode pedir seu currículo para encaminhar a uma possível vaga! Se como temporário você provou ser um bom funcionário nada impede que isso aconteça…

Pense positivo
As vezes é muito difícil ser um temporário, principalmente quando as pessoas da empresa o tratam como tal. Mas ter atitude diante das dificuldades e saber lidar com esse tipo de pressão pode fazer com que o “temporário”se torne cada vez mais um “funcionário” respeitado dentro da empresa, para quem sabe, se tornar parte do quadro permanente de profissionais!

Avalie:

Comentários 0 comentário

Os comentários estão desativados.