Por Tabata Madeira
Com o cenário de crise econômica, muitas empresas estão passando por dificuldades e demitindo seus funcionários.
Isso tem levado muito profissionais a sentirem medo de perderem seu emprego.
Pensando nisso, separamos algumas dicas que podem te ajudar a se manter na empresa.
- Seja pontual
A pontualidade é um fator que costuma ser muito notado nos ambientes de trabalho. Geralmente, profissionais que chegam muito fora do horário de trabalho são vistos como não comprometidos com a empresa.
- Não seja acomodado
Profissionais mais antigos, com uma longa experiência na empresa, frequentemente cometem o erro de achar que seus empregos estão garantidos. Independentemente do seu tempo de casa, mantenha-se sempre atualizado na sua área de atuação.
- Saiba quais são as expectativas com o seu trabalho
Se você está em dúvida sobre os resultados que a empresa espera que você apresente, pergunte. Ter um diálogo com o seu gestor e colegas de trabalho podem te ajudar a desenvolver um trabalho afinado com as necessidades da empresa.
- Esteja sempre disposto a aprender
Seja por meio de cursos oferecidos pela empresa ou por treinamentos de iniciativa própria, você deve ser o principal responsável pelo seu desenvolvimento. Profissionais com alto nível de conhecimento brilham aos olhos dos empregadores.
- Não faça críticas destrutivas ou alimente fofocas
Evite falar mal de seus colegas de trabalho, clientes ou fornecedores. Críticas destrutivas e fofocas criam um ambiente desconfortável e de desconfiança. Além disso, ser caracterizado como uma pessoa fofoqueira pode afetar seu perfil profissional de forma negativa.
- Seja proativo
Profissionais proativos estão sempre a procura de novos desafios, buscam respostas diferentes para problemas e engajam as outras pessoas. A proatividade tende a gerar um grande aumento na produtividade.
- Ajude os demais
Se você já possui mais tempo de empresa, ajude os que são novatos. Concentrar informações em si pode atrapalhar o desenvolvimento da área como um todo, afetando também o seu trabalho. Profissionais dispostos a ajudar são muito valorizados dentro de uma empresa.
Comentários 0 comentário