Carreiras | Empregos

Sou estudante de Tecnologia da Construção Civil e terminarei o curso no primeiro semestre de 2007. Atualmente faço estágio em uma multinacional norte-americana na área contábil. Tenho medo de que ao final do curso eu não seja efetivado e ao mesmo tempo seja colocado no mercado sem experiência na área de formação. Têm surgido algumas oportunidades na minha área, mas fico indeciso se devo largar o lugar onde estou, já que espero por uma mudança radical. Qual é sua opinião?
Grato, Jairo Paulo Brito
São Paulo/SP
 
Resposta:
Olá Jairo,
O início de carreira realmente nos traz algumas dúvidas e até insegurança quanto às decisões a serem tomadas, principalmente quando já estamos estabelecidos em um tipo de função e às vésperas da formatura.
Mas é preciso uma análise fria neste momento e lembrar que no inicio de carreira, muitas vezes, é necessário apostar no investimento que você poderá fazer. Provavelmente, neste momento você tenha um ganho financeiro superior comparadamente a qualquer estágio que possa fazer, e isso também pode ser um moderador para sua decisão. Porém, lembre-se que isso pode ser ilusão. Você pode ganhar mais agora, porém com possibilidades de não evoluir dentro de sua expectativa em função da não formação compatível. Ao contrário disso, você pode querer ingressar na área de formação, e para isso provavelmente ganhará menos, mas terá um futuro crescente e promissor. Portanto, a questão é continuar na mesma ou apostar no crescimento contínuo?
Devemos ainda refletir sobre o seguinte, estamos falando de duas áreas diferentes com perfis diferentes – área contábil e tecnologia da construção civil. É importante que responda às seguintes questões para você mesmo: que interesse ou afinidade você tem com a área contábil? Essa é uma área que lhe agrada? Você gostaria de fazer carreira nesta área? Ou então, o que o levou a fazer uma faculdade em Tecnologia da Construção Civil? Após esses anos estudando, você percebe que esta é uma área na qual você teve identificação? Por qual delas você teria “paixão” ou, pelo menos, lhe agrada mais? Responder essas questões lhe ajudará também na decisão de qual carreira seguir.
Caso você realmente tenha interesse ou tenha como objetivo principal seguir sua área de formação, será fundamental começar a pavimentar este caminho. Tente procurar pessoas nessa área para conversar, trocar informações, buscar oportunidades. Fazer um estágio, antes mesmo de terminar a faculdade, seria ótimo para o ingresso nesse segmento. Se realmente for um objetivo ou um sonho o ingresso na área de construção civil, não tenha medo, planeje-se e comece a pesquisar este mercado. Não desista.
Caso, apesar da formação, você tenha uma grande identificação com a área contábil, deve então avaliar em que estágio você está em seu conhecimento e que oportunidades a empresa tem para você. Se avaliar que não há muitas oportunidades de crescimento na organização e paralelamente você está recebendo outros convites, não deixe de considerá-los. Avalie se essas outras oportunidades lhe darão um impulso a mais em sua carreira. E ouse, mude, arrisque-se para o melhor.
E lembre-se de que para qualquer uma das opções é necessária atualização constante na área de sua opção. Do contrário, você terá dificuldades para evoluir. Avalie sempre como você está e onde quer chegar. Não há necessidade de programar grandes planos, porém não deixe de evoluir no passo-a-passo. Sucesso para você,
Matilde Berna*
*Matilde Berna é gerente de transição de carreira da Right Management

Avalie:

Comentários 0 comentário

Os comentários estão desativados.