Tenho 16 anos, estou no 3º ano do 2º grau e moro em Aracaju/SE. Eu me identifico muito com mundo da moda, desenvolvo muitos desenhos desde pequena, mas estou ainda aprendendo a costurar. Gosto de coisas que estimulem minha criatividade, mas aqui não tem nenhuma faculdade com esse curso, nenhum curso de estilismo. Ao mesmo tempo, quero me assegurar num emprego estável (talvez Ciência da Computação ou Arquitetura). Será que com isso eu não iria frustar um pouco o meu objetivo de ser uma estilista? Ao mesmo tempo, teria que mudar de Estado para realizar esse desejo. O que devo fazer?
Danielle da Cruz Angélico
Aracaju/SE
Resposta:
Danielle,
Primeiramente você precisa se informar sobre o que é necessário para ser uma estilista. Atualmente até existe, em alguns estados, faculdade de moda, mas nem todos os estilistas cursaram universidades específicas do segmento.
Ser dono de um estúdio exige investimentos, experiência técnica e de gerenciamento, portanto sugiro que você inicie fazendo estágios, aprendendo ofícios.
Agora mesmo você pode buscar um estágio em confecções na sua cidade. Procure as maiores inicialmente, porque você poderá ver a maior complexidade das funçôes. Explique seu sonho de ser estilista e de querer aprender o ofício, estagiando.
Durante o estágio, você poderá avaliar as dificuldades e facilidades de uma estilista e perceberá se é possível realizar seu sonho futuramente, se ainda o deseja e o que deve fazer para alcançar seus objetivos. E aproveite tudo o que pode estudar, independente de uma universidade, para ser uma estilista no futuro.
Quanto à outras áreas, podem ser complementares. Computação, por exemplo, é uma área que está inserida em quase todas as profissões e pode ser útil até mesmo para sua atuação em confecções, seja no estágio, seja como estilista profissional. Só acrescenta valor à área que escolher.
Em Arquitetura, há curso de desing, ambientação, interiores, nos quais você estudará texturas, objetos, construção, o que também pode lhe ser útil na profissão de estilista.
Portanto, avalie essas profissões, veja quais agregariam mais valor ao seu sonho, quais lhe agradam mais. Lembre-se, você tem 16 anos, e tempo suficiente para avaliar antes de ingressar numa faculdade, ou mesmo para mudar de idéia durante o processo. Pesquise bastante, atue em confecções, aprenda, para futuramente decidir com mais informações sobre o caminho a seguir. Tudo aquilo que investir para conquistar o seu sonho lhe trará experiência, informação, aprendizado, o que ajudará no seu sucesso futuro, independente de qual caminho escolher.
Boa sorte,
Adriana Fellipelli
Devo investir na área de moda, mesmo com as dificuldades do mercado?
Tenho 16 anos, estou no 3º ano do 2º grau e moro em Aracaju/SE. Eu me identifico muito com mundo da moda, desenvolvo muitos desenhos desde pequena, mas estou ainda aprendendo a costurar. Gosto de coisas que estimulem minha criatividade, mas aqui não tem nenhuma faculdade com esse curso, nenhum curso de estilismo. Ao mesmo […]
Avalie:
Comentários 0 comentário