Estou passando por uma fase de dúvidas e inseguranças. Tenho 24 anos, sou formada em Publicidade, trabalhei cinco anos em marketing e falo inglês fluente, já que estou morando em Londres já há um ano e seis meses. Agora surgiu a oportunidade de fazer uma especialização, um Masters, em Marketing, em uma universidade inglesa. Isso implicaria em ficar mais um ano aqui em Londres e, na verdade, esse é um investimento alto, tanto o curso quanto o fato de ficar aqui por mais esse tempo. Estava já prestes a voltar para o Brasil em fevereiro, mas tenho milhões de dúvidas:
1 – Voltarei sem emprego e considero um ano e meio é um longo tempo fora do mercado de trabalho.
2 – Imagino que um diploma, inglês fluente e vivência no exterior já não são mais um diferencial.
3 – Estou insegura quanto ao mercado de trabalho brasileiro, as contratações.
4 – A minha faixa salarial, assim como as chances de um bom emprego, poderia aumentar pelo fato de ter o Masters?
Gostaria de um conselho, se deveria fazer ou não o curso, pois com certeza seria um adicional para o meu currículo, mas sei que nem sempre o lado acadêmico é mais importante do que o da experiência ativa.
Obrigado
Carolina Motta
Resposta:
Esclarecendo as suas dúvidas, sugiro que você invista este tempo para o curso de Masters, sim.
1 – Você ficou um ano e meio fora do mercado brasileiro, ficar mais um ano não faria tanta diferença em tempo, mas o retorno que você pode ter do mercado brasileiro com o título de Masters em Marketing vale a pena.
2 – O Masters, inglês fluente e vivência no exterior são ainda um diferencial. Muitos profissionais podem possuir estas características em seus currículos, mas as oportunidades que surgem para eles são mais perceptíveis que para um profissional que fez uma faculdade no Brasil, fala inglês intermediário e não tem vivência no exterior. O marketing está se transformando e as empresas estão cada vez mais globalizadas, além da padronização do marketing corporativo. Ou seja, você terá um conhecimento internacional de marketing que é desejado atualmente em empresas de porte mundial. Se o seu foco for uma empresa de atuação local, você terá mais liberdade de ação e poderá implementar mudanças. Basta analisar as empresas que quer trabalhar no Brasil, a sua experiência e procurar o que tiver a relação mais próxima com o que deseja fazer.
3 – O mercado de trabalho brasileiro está realmente difícil, mas há oportunidades sim, principalmente para quem apresenta diferencial e possibilidade de retorno. Sugiro que inicie, paralelamente ao Masters, um trabalho de networking no Brasil. Diga que está fazendo o curso fora, fale com as empresas de seu interesse, do setor que pretende atuar. Se promova no mercado. E lembre-se que as empresas estão investindo em outras formas de contato com os clientes e com o mercado, ofereça uma inovação de abordagem para estes públicos, mostrando tendências de marketing, que será bem vista. Escreva textos que mostrem a sua percepção sobre isso, apresentando diferenciais de sua experiência e perspectivas de realidade que justifiquem sua proposta.
4 – A faixa salarial de um profissional com Masters, vivência no exterior e inglês fluente é mais alta que de um profissional sem essas experiências, além do que, as oportunidades são mais perceptíveis, como havia falado.
Utilize o lado acadêmico para beneficiar o lado profissional e você terá grandes oportunidades no mercado brasileiro.
Espero ter ajudado. Abraços e boa sorte!
Adriana Fellipelli.
Comentários 0 comentário