Carreiras | Empregos

por Camila Micheletti
Você já pensou no local onde vai começar a gerir seu negócio? Se você já tem uma sala alugada ou mesmo tem reservada uma mesa no escritório de um parente ou amigo, ótimo. Mas quem não tem deve começar a pensar no assunto, já que é no escritório que você vai passar boa parte do seu tempo a partir de agora.
A opção mais utilizada – e a mais tradicional – é alugar uma sala em um conjunto empresarial. O valor do aluguel gira em torno de R$ 500,00, mas varia bastante de acordo com o bairro e o tamanho do espaço. Você vai precisar providenciar mesas e cadeiras, computadores, armários, material de escritório e equipamentos e maquinários específicos do seu negócio – por exemplo, se você vai montar uma papelaria, com certeza vai precisar de máquinas de xerox, fax e um bom estoque com os materiais que você vai vender.
A Your Office, business center que aluga salas e flats em São Paulo, Alphaville e Santana do Parnaíba – cidades próximas à Capital -. cobra a partir de R$ 190,00 por uma sala mobiliada, secretária responsável pelo atendimento telefônico, anotação de recados e recebimento de correspondências. Segundo Otávio Augusto Leal Ventura, diretor da empresa, o grande diferencial desse serviço é a economia, já que o empresário só paga aquilo que for utilizar realmente. “O conceito de business center já é muito difundido nos EUA, mas aqui no Brasil ainda é um mercado desconhecido e que precisa ser explorado. O empresário não precisa se preocupar com nada, pois terceiriza tudo o que diz respeito a pessoal e equipamentos. Com isso, ele otimiza seu tempo e se livra das preocupações administrativas”, afirma Otávio.
Mas se o trabalho não exige manter um escritório – como no caso dos jornalistas, diagramadores, digitadores, tradutores, contadores, designers e todos os profissionais que trabalham com a Internet – e você vai trabalhar sozinho, uma boa alternativa é o teletrabalho, por meio do computador. Esta maneira “online” de trabalhar já vem sendo apontada por muitos especialistas como uma tendência mundial. No ambiente corporativo, por exemplo, algumas multinacionais já possibilitam que seus funcionários passem determinados dias trabalhando em casa. Todos saem ganhando: o profissional, que pode passar mais tempo com a família e consegue fazer atividades que antes eram impossíveis, como ir ao supermercado à tarde ou levar o filho à escola, e a empresa, que percebe um aumento real de produtividade e tem um funcionário mais feliz e motivado.
No entanto, é preciso ter muita disciplina, organização, pontualidade e determinação da sua parte para o teletrabalho dar certo. Alguém que é muito disperso, adora atacar a geladeira em horas incertas e não consegue ficar em casa sem ligar a televisão ou atender ao telefone com certeza precisará se esforçar muito para que o teletrabalho não vire uma grande perda de tempo.
Para montar o escritório em casa, você vai precisar de uma licença prévia de funcionamento fornecido pela Prefeitura da sua cidade. Lá você poderá obter mais informações sobre a Lei de Zoneamento vigente e saber se você pode ou não manter sua empresa em casa.

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